Por Dario PRA décima edição do Festival Internacional de Cinema Feminino (Femina) aconteceu de 16 a 28 de julho de 2013, na CAIXA Cultural do Rio de Janeiro. Foram exibidos 115 filmes nacionais e internacionais em mostras competitivas e especiais, além de uma homenagem especial a atriz Patrícia Pilar.

Inteiramente dedicado a filmes dirigidos por mulheres ou com temática feminina, o Femina chega à sua 10ª edição em 2013 e com direção e curadoria de Paula Alves e Eduardo Cerveira. Nesses dez anos o FEMINA promoveu o trabalho das mulheres no cinema e na cultura, incentivou o surgimento de novas diretoras e a participação das mulheres no mercado de trabalho audiovisual, assim como a produção de filmes com temática feminina, e debateu questões de gênero.

A cada edição, o Femina escolhe uma personalidade do cinema para ser homenageada. Este ano, Patricia Pillar recebeu as honras. A homenagem aconteceu às 17h do domingo e em seguida foi exibido o documentário “Waldick, sempre no meu coração”, dirigido por Patricia, em 2007. A escolha foi em função de seu desempenho na frente e atrás das câmeras. Ela dirigiu, produziu e co-assinou o roteiro do longa.

Patrícia também já produziu outros projetos (filmes, cds e clipes), como o documentário “Construção” de Carolina Sá, que recebeu menção honrosa no Femina do ano passado. Ao longo dos dez anos de realização, o Femina já homenageou nomes como Betty Faria (atriz), Tizuka Yamasaki (diretora), Carla Camurati (atriz e diretora) e Zezé Motta (atriz), entre outras.

Femina 2

O Femina também apresenta um já tradicional Seminário de 4 dias (17 a 20/07) sempre às 14h, onde serão debatidos os seguintes temas:

1° dia – PRODUÇÃO E CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA, FESTIVAIS DE CINEMA E GÊNERO

2° dia – MULHERES E FUNK NO RIO DE JANEIRO

3° dia – ESPAÇOS E REPRESENTAÇÕES DE MULHERES E NEGROS NO CINEMA BRASILEIRO

4° dia – O VISÍVEL E O INDIZÍVEL NA PELE QUE HABITAMOS

 

Site Oficial: http://www.feminafest.com.br/

 

Confiram os premiados:

Premiação da Competição Nacional

Júri: Anita Rocha da Silveira, Carolina Sá, Debora Breder

 

Grande Prêmio Femina – Festival Internacional de Cinema Feminino da Competição Nacional

O Duplo, de Juliana Rojas, São Paulo

Pelo primor da construção da narrativa, da escolha dos enquadramentos e da direção de atores; e por fazer uso do gênero de terror, sem medo de levar cada gesto até as últimas consequências, o Grande Prêmio Femina vai para o filme “O Duplo”.

 

Prêmio Especial do Júri da Competição Nacional

Tão longe é aqui, de Eliza Capai, São Paulo

Pela coragem e sensibilidade de, a partir de um diário de viagem, tentar empreender uma reflexão sobre a vida das mulheres em outras culturas, que coloca o próprio olhar da autora sobre a alteridade em questão.

 

Melhor Direção Nacional

Jo Serfaty e Mariana Kaufman, por Confete, Rio de Janeiro

Por um trabalho de colaboração que resulta em um filme de imensa expressividade, o prêmio de Melhor Direção vai para Jo Serfaty e Mariana Kaufman.

 

Prêmio para Melhor Destaque Feminino Nacional

Patricia Selonk, atriz de Menino Peixe, Rio de Janeiro

Destaque feminino para Patricia Selonk pela sutileza de sua atuação em Menino Peixe.

 

Menção Honrosa

Corpo Cidade, de Gabriela Greeb, São Paulo

Pela sensibilidade no enquadramento da relação corpo (feminino) e espaço (urbano) e pela habilidade na tradução poética de um espetáculo de rua em linguagem audiovisual.

 

Premiação da Competição Internacional

Júri: Gustavo Beck, Tatiana Leite

 

Grande Prêmio Femina – Festival Internacional de Cinema Feminino da Competição Internacional

Ji Yi Wang Zhe Wo (Memórias me olhem), de Song Fang, China

Pela maturidade e pela delicadeza do olhar. Pela elegância e pela economia com que lida com os elementos narrativos. Pela generosidade em que se lança a realizar um filme tão pessoal e o comparte conosco. O júri elege por unanimidade “Memórias me olhem” de Song Fang como o Grande Prêmio Femina 2013.