Da redação

Agendada para o período de 24 a 30 de julho, a 9° edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo coloca em foco os destaques da produção mais recente feita na região, incluindo vários títulos inéditos no Brasil, além de promover homenagens e organizar encontros e debates.

No total, são 114 filmes, representando 16 países da América Latina e do Caribe. A programação é inteiramente gratuita e acontece em nove salas: Memorial da América Latina (em uma tenda especialmente instalada na Praça Cívica, com capacidade para 500 pessoas), Cinesesc, Cine Olido, Centro Cultural São Paulo (salas Paulo Emílio e Lima Barreto), Cinemateca Brasileira, Cineclube Latino-Americano, Centro Cultural da Juventude e Centro Cultural da Penha.

Nesta edição, O Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo promove uma inédita mostra que reúne documentários musicais dedicados a importantes artistas da Argentina, Brasil, Chile, Cuba e Venezuela que se tornaram responsáveis por boa parte do imaginário musical da região.

Denominada Docs Musicais América Latina, a mostra destaca dois títulos inéditos no Brasil – El Objeto Antes Llamado Disco: O Filme e La Casa del Ritmo: Um Filme Sobre Los Amigos Invisibles. Dirigido por Gregory Allen, “El Objeto Antes Llamado Disco: O Filme” (2013) retratao conjunto mexicano de rock Café Tacvba durante o proceso de criação do disco homônimo. O grupo é conhecido por suas parcerias com os músicos David Byrne e Beck, e pelas trilhas sonoras de Amores Brutos, de Alejandro González Iñárritu, e de E Sua Mãe Também, de Alfonso Cuarón.  Outro grupo bastante popular da música latino-americano, os venezuelanos Los Amigos Invisibles, ganham em La Casa del Ritmo: Um Filme Sobre Los Amigos Invisibles (2012), de Javier Andrade. Trata-se de uma celebração da carreira da banda, que também já foi apadrinhada por David Byrne.

Já a representação brasileira é composta por oito títulos, produzidos 2000 e 2013. São eles: Cartola – Música para os Olhos (2006) de Lírio Ferreira e Hilton Lacerda); O Gingado da Nêga (2014), de Rafael de Paula Rodrigues; Tom Zé ou Quem Irá Colocar Uma Dinamite na Cabeça do Século? (2000), de Carla Gallo; Daquele Instante em Diante (2011), do diretor Rogério Velloso; Botinada: A Origem do Punk no Brasil (2006), de Gastão Moreira; Rock Brasília – Era de Ouro” (2011) de Vladimir Carvalho, Ronnie Von – Quando Éramos Príncipes, de 2013.

O documentarista Eduardo Coutinho, falecido em fevereiro último, tem na programação o emocionante As Canções (2011), no qual homens e mulheres cantam e contam as músicas que marcaram suas vidas, de autoria de Roberto Carlos, Chico Buarque e Jorge Benjor, entre outros. Em 2008, com Jogo de cena, Coutinho venceu o prêmio do público no Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.

 

Serviço:

9º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo

24 a 30 de julho de 2014

Entrada franca

 

Locais:

Memorial da América Latina / Praça Cívica – Av. Auro S. de Moura Andrade 664 / Portões 2 e 5, Barra Funda –

Cineclube Latino-Americano – Av. Auro S. de Moura Andrade 664 / Portão 8, Barra Funda

Cinesesc – Rua Augusta 2075, Cerqueira César

Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso 207, Vila Clementino

Centro Cultural São Paulo / Sala Paulo Emílio e Sala Lima Barreto  Rua Vergueiro 1000, Paraíso

Cine Olido – Av. São João 473, Centro

Centro Cultural da Juventude – Av. Deputado Emílio Carlos 3641, Vila Nova Cachoeirinha

Centro Cultural da Penha – Largo do Rosário 20, Penha