Da redação

Em 2015, o INDIE comemora 15 anos da sua criação e se prepara para receber retrospectivas inéditas, novos lançamentos e estreias nacionais. Em Belo Horizonte, o festival começa dia 03 de setembro, já em São Paulo, cidade que recebe o festival há nove anos, acontece entre os dias 16 a 30 de setembro, exclusivamente no CineSesc.

Duas retrospectivas trazem dois cineastas, com estilos cinematográficos distintos e únicos, nascidos na antiga União Soviética. Gerações separadas por 30 anos de história, ambos os diretores estudaram na VGIK – Instituto Estadual de Cinematografia da União Soviética, em Moscou: Kira Muratova e Sharunas Bartas.

Kira Muratova, a cineasta viva mais importante do cinema soviético e pós-soviético, nasceu em 1934 no que hoje é considerado a Moldávia (região anterior da Romênia), o Indie trará 11 filmes (nove longas e dois curtas). Já o lituano Sharunas Bartas, nascido em 1964, o Indie apresenta oito longas, inclusive seu último Peace to Us in Our Dreams,e um curta.

O cinema contemporâneo está na Mostra Mundial que traz filmes de novos diretores, cineastas renomados e muitos lançamentos. O programa exibirá cerca de 25 filmes, entre os destaques, direto do Festival de Cannes: Cemitério do Esplendor, novo filme de Apichatpong Weerasethakul, e o romeno O Tesouro de Corneliu Porumboiu. Outro destaque, uma homenagem a uma lenda, lançada no ano do  centenário de seu nascimento, Ingrid Bergman – em suas próprias palavras de Stig Bjorkman. O programação completa será divulgada no dia 25 de agosto.

SERVIÇO

Belo Horizonte:3 a 9 de setembro

Belas Artes Cinema (Sala 1: 138 lugares e Sala 2: 123) – Rua Gonçalves Dias, 1581 –Funcionários
Cine Humberto Mauro (136 lugares) – Av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Cine SESC Palladium – (82 lugares) – Av. Augusto de Lima, 420 –  Centro
Entrada franca
(ingressos disponíveis nas bilheterias dos espaços 30 minutos antes de cada sessão)

São Paulo: 16 a 30 de setembro

CineSESC – www.sescsp.org.br
Rua Augusta, 2075 / Cerqueira César
Tel.: 3087.0500

(ingressos disponíveis nas bilheterias dos espaços 1 hora antes de cada sessão)

Mais informações
http://www.indiefestival.com.br
twitter: @indiefestival
http://www.facebook.com/indiefilmfestival