Da redação

Dirigido pelos gaúchos Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, Beira-Mar foi selecionado para a sessão Fórum da 65ª Berlinale – Festival Internacional de Cinema de Berlim deste ano. Esse é o primeiro longa-metragem dos diretores que abordam conflitos inerentes à juventude e à sexualidade.

A obra é protagonizada pela dupla Mateus Almada e Maurício José Barcellos e se passa no litoral gaúcho durante o inverno. Durante o inverno dois jovens viajam ao litoral gaúcho. Martin precisa visitar parentes distantes, em busca de um documento para seu pai. Tomaz aceita acompanhá-lo nessa jornada, aproveitando a oportunidade para se reaproximar do amigo.

Os curtas-metragens de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon já percorreram importantes festivais, como Festival de Cine en Guadalajara, Frameline, Uppsala ISFF, Festival de Cinema Luso Brasileiro de Santa Maria da Feira, Inside Out – Toronto LGBT IFF, Mostra de Tiradentes, Short Shorts, Mecal, dentre outros. Destaque para Um Diálogo de Ballet, que além de ter contado com exibições em cinco continentes, foi eleito pelo portal francês Format Court como o 4º melhor curta-metragem lançado em 2012.

Beira-Mar será distribuído no Brasil pela Vitrine Filmes, ainda sem data de estreia.