Por Joyce Pais

O Festival Internacional de Cinema CineramaBC (Santa Catarina) teve início no dia 06, mas foi ontem (08) que teve a abertura oficial do evento com a presença da imprensa e convidados. Na Praça Tamandaré, localizada na orla da praia, teve a exibição de três vídeos do artista visual belga Hans Op De Beeck, um dos homenageados do festival, que recebeu das mãos de Barbara Sturm e André Gevaerd, os criadores do CineramaBC, um troféu Coruja de Ouro.

Foram exibidos os incríveis vídeos de ExtensionsParade e Staging Silence (2). Sua produção é composta por esculturas, instalações, vídeo, fotografia, animação, desenhos, pinturas e escrita (contos). Hans propõe uma construção de cenários comuns a todos, de uma forma inusitada – prédios da cidade construídos com garrafas cheias de água ou com bloquinhos de açúcar, que posteriormente são destruídos –  sem dúvidas, um trabalho muito instigante.

Quem quiser conferir um dos trabalhos do artista, veja o vídeo:

Na sequência, foi exibido o longa Tabu (Miguel Gomes), uma coprodução entre Portugal, Brasil, França e Alemanha. O ator catarinense Ivo Muller, que vive o marido da personagem Aurora no filme, estava presente e ficou muito satisfeito em ver o filme exibido em sua cidade natal. A sessão foi seguida de debate com o ator.

Hoje acompanharemos a palestra com a consultora internacional do Cinema do Brasil, Marika Kozlovska, sobre Oportunidades na Europa para o Cinema Brasileiro e veremos os primeiros longas da mostra competitiva, Não se Preocupe e O Dia dos Mineiros.