Da redação

Intercâmbios e trocas de experiências. Essa foi a tônica do segundo dia de programação do Seminário do Cinema Brasileiro. Acervos audiovisuais e professores de todo o país, além de convidados internacionais, se reuniram para compartilhar projetos e iniciativas, buscando assim estreitar e enriquecer a rede de ações em torno do audiovisual e educação.

“Eu considero um encontro maravilhoso, uma oportunidade única de encontrar com pessoas que estão realizando experiências audiovisuais no Brasil”, afirmou Débora Nakache, professora da Universidad de Buenos Aires, que participou da mesa “Cinema e Educação: Experiências Criativas”, onde iniciativas diversas com foco na formação de professores e em produções realizadas por crianças na Educação Básica foram apresentadas ao público.

Em “Relatos de Acervos”, diversas instituições, públicas e privadas, reuniram-se para apresentar suas respectivas políticas de acervo, modelos de gestão, infraestrutura de guarda e formação de pessoal, possibilitando uma troca intensa e enriquecedora. “Discutiu-se os históricos que fizeram com que cada instituição se consolidasse, as dificuldades que elas tem enfrentado no mercado, as respectivas políticas de acervo que precisam ser bem definidas para que se possa constituir um acervo que siga uma verdadeira missão institucional. São trocas de experiência cada vez mais enriquecedoras essas que temos durante a CineOP”, relatou Gilvan Rodrigues dos Santos, coordenador geral do CRAv – Centro de Referência Audiovisual, de Belo Horizonte.

Por fim, o debate “Ensino de Preservação Audiovisual” contou com professores e participantes do Encontro Nacional de Arquivos para discutir a notória carência de mão-de-obra em preservação audiovisual e como revertê-la. Levantaram-se diversas pre-requisitos desse profissional e possibilidades de formação específica nesse setor. “O momento é de se elaborar uma formação mais ampla, mais profunda, maior e mais duradoura”, afirmou o Professor Doutor de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense, João Luiz Vieira.