Da redação

Homenageada pelo 9º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, que exibe uma retrospectiva de seus filmes, Leandra Leal conversa com o público neste domingo, 27/07, às 17h00, na área de convivência do evento, localizada na Praça Cívica do Memorial da América Latina (Av. Auro S. de Moura Andrade 664 / Portões 1, 2 e 5, Barra Funda).

Em seguida, às 19h00, na tenda de projeções do festival, localizada no mesmo espaço, a atriz recebe troféu por sua carreira.

Neta do produtor cultural Américo Leal e filha da atriz Ângela Leal, a carioca Leandra Leal iniciou sua carreira como atriz no teatro aos sete anos de idade e na televisão um ano mais tarde. Foi revelada no cinema aos 13 anos por Walter Lima Jr. em “A Ostra e O Vento”(1997), longa pelo qual foi premiada nacional e internacionalmente e incluído na homenagem preparada pelo 9° Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.

Cinemascope - Leandra Leal

Também estão presentes dois importantes marcos de sua carreira cinematográfica: Nome Próprio (2007), que o diretor Murilo Salles adaptou do livro “Máquina de Pinball”, de Clara Averbuck e pelo qual a atriz foi premiada no Festival de Gramado, e O Lobo Atrás da Porta (2013), de Fernando Coimbra, filme vencedor do Festival do Rio e laureado nos Estados Unidos, Cuba e Espanha.

Recentemente Leandra Leal passou a atuar na produção de filmes, tendo realizado com jovens diretores títulos de rápida filmagem e contando com mesma equipe e elenco (com presenças da própria Leandra e de Mariana Ximenes). Estão na programação dois deles: O Uívo da Gaita (2013), de Bruno Safadi, e O Rio Nos Pertence (2013), de Ricardo Pretti.

O festival exibe ainda Éden (2012), longa dirigido por Bruno Safadi no qual Leandra Leal contracena com João Miguel, Julio Andrade e André Ramiro.

Dados sobre os filmes, a programação completa e outras informações podem ser acessadas no site www.festlatinosp.com.br. A fanpage do evento no Facebook é https://www.facebook.com/FestivalDeCinemaLatinoAmericanoDeSaoPaulo.

Relembre o vídeo que fizemos na coletiva de O Lobo Atrás da Porta: