Da redação

De 03 a 08 de abril, o cinema Caixa Belas Artes promove a mostra ‘Stanley Kubrick: o legado’, com exibição dos seis últimos filmes concebidos pelo cineasta – incluindo o drama de época Barry Lyndon (1975), que completa 40 anos. Além do longa, vencedor de quatro Oscars e dois prêmios Bafta, também compõem o programa: 2001 – Uma odisseia no espaço (1968), Laranja Mecânica (1971), O Iluminado (1980), Nascido para Matar (1987) e De Olhos Bem Fechados (1999).

Com roteiro baseado no romance “As Memórias de Barry Lyndon”, de William Makepeace Thackeray, o longa conta a história de Barry (Ryan O’Neal), um aventureiro irlandês que transgride a lei e é obrigado a deixar sua cidade, movido pelo objetivo de chegar à aristocracia através do casamento.

É um filme marcado pelo perfeccionismo: o figurino, que inclusive ganhou o Oscar, é composto por roupas realmente confeccionadas no século XVIII. Do mesmo modo, para chegar à iluminação ideal nas cenas noturnas, Kubrick abriu mão de luzes artificiais no set e usou uma lente especial capaz de captar a luz de velas. Há rumores de que a cena do exército em marcha e a troca de tiros de canhão tenha sido repetida 64 vezes.

Além do Oscar de figurino, Barry Lyndon também ficou com as estatuetas de Melhor direção de arte, Melhor fotografia e Melhor canção original. Kubrick e a equipe ainda venceram os prêmios Bafta de Melhor direção e Melhor fotografia e o prêmio da Sociedade Nacional de Críticos de Cinema, também na categoria Melhor Fotografia.

Os ingressos para a mostra ‘Stanley Kubrick: o legado’ já estão à venda na bilheteria do cinema e pelo site Ingresso.com.