Da redação

O diretor do longa Para Sempre Alice, que deu à Julianne Moore o Oscar de melhor atriz, faleceu na última terça-feira (10). Com 63 anos de idade, Richard Glatzer sofria de esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença que afeta gradualmente os neurônios ligados ao movimento corporal, causando perda do controle muscular.

O cineasta dirigiu e roteirizou, junto com seu marido, o aclamado filme que garantiu à veterana Julianne a tão esperada estatueta. Na cerimônia do Oscar, a atriz não poupou elogios ao diretor durante o recebimento do prêmio. O filme chega aos cinemas brasileiros na quinta-feira (12).

Richard Glatzer já havia sido diagnosticado com a doença antes das gravações de Para Sempre Alice, em 2011. Resistindo à condição degenerativa causada pela esclerose, o diretor lutou até onde foi possível na tentativa de manter uma rotina de trabalho regular. A enfermidade, no entanto, agravou-se rapidamente.

Além do trabalho mais recente, Richard também dirigiu os filmes “Meus 15 anos” (2006) e “The Last of Robin Hood” (2013), ambos em parceria com o marido.