Da redação

Entre 11 e 20 de dezembro, a mostra Cinema Futebol Clube exibirá gratuitamente doze filmes sobre o esporte mais popular do mundo, com sessões aos finais de semana, entre 11 e 20 de dezembro, exclusivamente na sala do CINUSP no Centro Universitário Maria Antônia. Apesar do futebol ser frequentemente jogado para escanteio por Hollywood, que sempre preferiu abordar esportes como o basquete e o basebol, diversos filmes do Brasil e de outros países comprovam que há uma cinematografia apaixonada pelo tema.

Entre as produções brasileiras selecionadas predominam os documentários, como Garrincha – A Alegria do Povo e Esperando Telê, sobre o jogador Garrincha e o técnico Telê Santana, Todomundo e Subterrâneos do Futebol, respectivamente dirigido e produzido pelo fotógrafo Thomas Farkas. Também são destaques os documentários recentes Campo de Jogo, filme de Eryk Rocha, sobre a importância do esporte na periferia do Rio de Janeiro, e Bugrinos, sobre a história do Guarani Futebol Clube. A ficção nacional é representada pela obra Heleno, dramatização da vida do jogador Heleno de Freitas.

Os filmes de ficção britânicos Maldito Futebol Clube e Hooligans também estão presentes, assim como a comédia chinesa Kung Fu Futebol Clube. Por fim, dois documentários estrangeiros também compõe a mostra: o experimental alemão Soccer as Never Before, que retrata um jogo em tempo real focalizando somente o jogador George Best, e o filme Maradona por Kusturica, dirigido pelo sérvio Emir Kusturica, sobre a figura mítica de Diego Armando Maradona.

Programação

SALA MARIA ANTÔNIA
11/12 | sexta
20h00 Maldito Futebol Clube

12/12 | sábado
18h00 Esperando Telê
20h00 Heleno

13/12 | domingo
18h00 Campo de Jogo
20h00 Maradona por Kusturica

18/12 | sexta
20h00 Kung-Fu Futebol Clube

19/12 | sábado
18h00 Bugrinos
20h00 Garrincha – Alegria do Povo + Subterrâneos do Futebol + Todomundo

20/12 | domingo
18h00 Hooligans
20h00 Soccer as Never Before

ENTRADA FRANCA