Para quem curte história e cinema, temos uma dica imperdível. Para celebrar o centenário da Revolução Russa, o CINUSP “Paulo Emílio” vai exibir, entre os dias 06 e 17 de novembro, a Mostra TODO PODER AOS SOVIETES!, com produções cinematográficas que exploram os aspectos da Revolução de Outubro em seus primeiros anos de existência. As sessões serão gratuitas e abertas ao público.

O Encouraçado Potemkin (1925), de Sergei Eisenstein abrirá a mostra no dia 06, às 16 horas. No dia seguinte, às 19 horas, haverá a exibição do filme A queda da dinastia Romanov (1927), de Esfir Shub, seguido de debate com Neide Jallageas, professora da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em cinema russo. Nos dias seguintes, a mostra apresentará as seguintes produções: Outubro (1927), de Sergei Eisenstein; O Fim de São Petersburgo (1927), de Vsevolod Pudovkin; Vermelhos e brancos (1967), de Miklós Jancsó; A tragédia otimista (1963), de Samson Samsonov; A sexta parte do mundo (1926), Dziga Vertov; A comuna (Paris, 1871) (2000), de Peter Watkins; As aventuras extraordinárias de Mr. West no país dos bolcheviques (1924), de Lev Kuleshov; Eles se atreveram (2007), do grupo Contraimagen; e Reds (1981), de Warren Beatty.

Para o evento, o CINUSP traduziu e legendou dois médias-metragens: Documentos de outubro (1987), de N. Guljchuk; e Tempos que sempre estarão conosco (1965), de S. Aranovich. O primeiro será exibido no dia 09, às 19 horas, seguido de debate com Edison Urbano, membro do comitê editorial das Edições Iskra. A apresentação do segundo filme ocorrerá no dia 16, às 19 horas, seguido de debate com Diana Assunção, historiadora pela USP, autora do livro A Precarização tem Rosto de Mulher e fundadora do grupo de mulheres Pão e Rosas.

A sala do CINUSP fica na Rua do Anfiteatro, 181, Colméia – Favo 04 (Cidade Universitária da USP). A programação completa da mostra e as informações referentes aos filmes estão no site do CINUSP. Então, aproveitem para conhecer as distintas fases e faces de um dos principais acontecimentos da centúria passada.