Para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente e a Semana Nacional do Meio Ambiente vale visitar a 8a Mostra Ecofalante de Cinema. O evento, organizado pela ONG Ecofalante, é considerado o mais importante da América do Sul voltado para o tema ambiental.

A mostra acontece em diversas salas de São Paulo entre os dias 30 de maio e 12 de junho. A programação inclui filmes, debates e programas completamente gratuitos. Ao todo são mais de 130 longas de 32 países que visam provocar discussões relacionadas às questões socioambientais.

Entre as produções, vale conferir A indústria do leite, que reflete sobre o lucro obtido pela máquina leiteira às custas dos animais, dos fazendeiros e da nossa saúde. Outro que chama a atenção é Cinzas do Carvão, documentário que registra a vida de cidadãos norte-americanos que tentam lidar com o legado deixado pela indústria termoelétrica. Uma boa pedida também é Éden Sombrio, que busca responder a pergunta “quão alto é o preço de uma vida de alto padrão?”.

Cumprindo seu papel social, o cinema se debruça sobre questões urgentes e lança luz em temas negligenciados por muitos governos, mas que influenciam diretamente a qualidade de vida da população mundial. Necessário e imperdível. A programação completa você encontra aqui.