Da redação

Nada menos que nove longas, entre eles duas pré-estreias exclusivas – Gemma Bovery: a vida imita a arte e Os olhos amarelos do crocodilo – compõem o cardápio do Noitão Caixa Belas Artes deste mês, que reverencia o talento feminino e sua contribuição para o cinema. O especial “Mulheres atrás das câmeras” ganha a tela na próxima sexta-feira (26), a partir da meia-noite, e termina com café da manhã para os “sobreviventes”.

Em tempos de discussões cada vez mais acaloradas sobre a desigualdade de gênero na indústria do cinema, a curadoria do programa selecionou filmes de diferentes épocas, nacionalidades e gêneros, que têm direção ou roteiro assinados por mulheres.

Gemma Bovery – A vida imita a arte, com direção de Anne Fontaine, abre a maratona da Sala 2 – Cândido Portinari. Em sequência, vem Um lugar na plateia, com roteiro de Danièle Thompson e que rendeu a Valérie Lemercier o César de Melhor Atriz Coadjuvante. Pra encerrar, um “filme-surpresa” de Sofia Coppola.

tablet_niels_bovery_es.jpg

Cena de Gemma Bovery: a vida imita a arte

A Sala 3 – Oscar Niemeyer exibe Os olhos amarelos do crocodilo, com direção de Cécile Telerman; Tomboy, com direção de Céline Sciamma, vencedor do Teddy no Festival de Berlim; e Frida, com direção de Julie Taymor. O longa venceu 17 prêmios, entre eles os Oscars de Melhor trilha sonora original e Melhor maquiagem, além do Globo de ouro de Melhor Trilha Sonora.

Quem escolher curtir o Noitão na Sala 5 – Carmen Miranda assistirá Metropolis, com roteiro de Thea Von Harbou e direção de Fritz Lang; Os homens preferem as loiras, com roteiro de Anita Loos e direção de Howard Hawks; e também Thelma & Louise. O filme dirigido por Riddley Scott coleciona mais de 20 prêmios, vários deles reconhecimento ao trabalho de Callie Khouri – que arrebatou o Oscar, o Globo de Ouro e o Writers Guild of America Award na categoria Melhor roteiro original.

Os ingressos para o Noitão “Mulheres atrás das câmeras” estão à venda na bilheteria do cinema ou pelo site www.ingresso.com.br, a partir desta segunda-feira (22). Mais informações: www.caixabelasartes.com.br.

 

Serviço

NOITÃO Especial – Mulheres atrás das câmeras

Sala 2 – Cândido Portinari

00h10 – Os olhos amarelos do crocodilo, com direção de Cécile Telerman (Pré-estreia – DCP). Término às 02h10

02h40 – Tomboy, com direção de Céline Sciamma (35mm). Término às 03h00

03h30 – Frida, com direção de Julie Taymor (Projeção digital). Término às 05h33

 

Sala 3 – Oscar Niemeyer

00h20 – Gemma Bovery – A vida imita a arte, com direção de Anne Fontaine (Pré-estreia – DCP). Término às 2h00

02h30 – Um lugar na plateia, com roteiro de Danièle Thompson (Projeção digital). Término às 04h20

04h50 – Filme surpresa da cineasta Sofia Coppola. Término às 6h30

 

Sala 5 – Carmen Miranda

00h – Metropolis, com roteiro de Thea Von Harbou (Projeção digital). Término às 02h33

3h00 – Thelma & Louise, com roteiro de Callie Khouri (Projeção digital). Término às 5h10

5h30 – Os homens preferem as loiras, com roteiro de Anita Loos (Projeção digital). Término às 7h00