Elenco da produção da Netflix “Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe” ao lado do diretor de conteúdo da Netflix, Ted Sarandos (à direita), durante première no Festival de Cannes 2017.

A Netflix não exibirá nenhum longa-metragem no Festival de Cannes de 2018, que acontece de 8 a 19 de maio, na França. Após a organização do evento proibir os filmes do serviço de streaming de competirem pela Palma de Ouro (principal prêmio do festival), o chefe de conteúdo da Netflix, Ted Sarandos, afirmou à Variety na última quarta, 11 de abril, que a empresa decidiu não exibir nenhum de seus filmes programados nas outras mostras do festival.

“Queremos que nossos filmes tenham as mesmas chances que os de outras produtoras. Eles decidiram o tom da conversa e não vejo motivo de exibir as produções no festival se elas não poderão competir” disse Sarandos, alegando ainda que a organização foi desrespeitosa com os diretores e as produções do serviço.

No fim de março, o diretor artístico do Festival de Cannes, Thierry Frémaux, anunciou que a Netflix não poderia disputar a Palma de Ouro porque a empresa não aceitou a nova regra de obrigatoriamente exibir os longas concorrentes nos cinemas franceses. Em 2017, pela primeira vez na história do festival, filmes que não entraram em cartaz nos cinemas foram exibidos no festival: “Okja”, de Bong Joo-ho, e “Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe”, de Noah Baumbach, ambos da Netflix. Muitos críticos de cinema e empresários do circuito exibidor francês foram contra a exibição dessas produções durante o festival, declarando que o modelo da Netflix de não lançar os filmes nas salas de cinemas não combina com os tradicionais princípios do festival. A legislação francesa determina que um filme só pode ser exibido em plataformas de streaming como a Netflix 36 meses após sua passagem pelas telonas, o que também prejudica a relação entre os dois lados.

Os longa-metragens da Netflix que tinham exibição prevista para o Festival de Cannes 2018 eram: “Roma”, de Alfonso Cuarón; “Hold the Dark”, de Jeremy Saulnier; “Norway”, de Paul Greengrass; o projeto perdido “The Other Side Of The Wind”, de Orson Welles; e o documentário “They’ll Love Me When I’m Dead”, de Morgan Neville’s Welles.

A australiana Cate Blanchett será a presidente do júri do festival deste ano, que teve seu line-up oficial divulgado hoje. Confira abaixo os longa-metragens que concorrerão à Palma de Ouro:

At War – Stéphane Brizé
Dogman – Matteo Garrone
Everybody Know – Asghar Farhadi (filme de abertura)
The Picture Book – Jean-Luc Godard
Asako I & II – Ryusuke Hamaguchi
Sorry Angel – Christophe Honoré
Girls of the Sun – Eva Husson
Ash Is Purest White – Jia Zhang-Ke
Shoplifters – Kore-Eda Hirokazu
Capernaum – Nadine Labaki
Burning – Lee Chang-Dong
BlacKkKlasman – Spike Lee
Under the Silver Lake – David Robert Mitchell
Three Faces – Jafar Panahi
Cold War – Pawel Pawlikowski
Lazzaro Felice – Alice Rohrwacher
Yomeddine – A.B Shawky
Summer – Kirill Serebrennikov