Da Redação

Após muitos pedidos, parece que a Netflix está prestes a atender seus usuários e inserirá uma opção para assistir conteúdos offline até o fim deste ano. A alternativa, que já utilizada por serviços de streaming de música, como o Spotify, vem sido estudada pela empresa há algum tempo e é uma solicitação constantes dos assinantes. A informação, divulgada pelo site Light Reading, porém, ainda não foi confirmada.

A notícia é animadora, no entanto, gera suspeitas, pois, a empresa sempre se declarou contra a exibição offline de conteúdos. Em 2014, o diretor de comunicações corporativas e tecnologia, Cliff Edwards, afirmou que a opção não seria viável. Na época, ele sinalizou que seria uma “solução de curto prazo para um problema maior”, no caso, a possibilidade de acesso e a qualidade da conexão.

A empresa sempre rejeitou o serviço offline, mas parece ter mudado de ideia.

A empresa sempre rejeitou o serviço offline, mas parece ter mudado de ideia.

A visão, porém, parece ter mudado ao longo dos anos. Em entrevista ao site Re/code, o presidente executivo da companhia, Reed Hastings, disse que a Netflix mantpem a mente aberta sobre o tema. “À medida que expandimos pelo mundo, onde vemos um universo desequilibrado de redes, a possibilidade de oferecer conteúdo é algo sobre o qual devemos manter a mente aberta”, afirmou.

A ideia parece ter tomado forma após a expansão do serviço, que se deu conta que nem todos os países possuem uma internet de qualidade que permita o acesso online. Tal fato é importante de ser ressaltado, pois, a empresa sempre se prendeu à prerrogativa de que, conforme os anos passassem, todos os lugares teriam uma rede boa o suficiente para jogar os pedidos de ”ver offline” para o escanteio. Parece que a realidade passou a figurar com mais força entre os executivos, que perceberam que nem todos os seus clientes terão um acesso bom assim cedo.

Ainda não há, porém, planos concretos para a implementação do serviço offline. Analistas da área afirmam que será possível ver algo em um futuro breve. A empresa, no entanto, não se pronunciou sobre o tema até o momento.