Gravado de forma totalmente independente durante 15 dias em janeiro de 2018, o curta-metragem documental Nova Redenção está com uma campanha online para viabilizar a conclusão do projeto, que apresenta o pacato e humilde cotidiano de três mulheres que vivem no município que dá título ao filme, localizado na Chapada Diamantina, interior da Bahia.

Inspirado no livro-reportagem A vida que ninguém vê, de Eliane Brum, o curta é de autoria de um grupo de alunos da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ) e apresenta as simples vidas de pessoas comuns sob seus aspectos mais humanos em uma região de poucos recursos e visibilidade.

Segundo o diretor Rafael Rodrigues, a ideia do projeto nasceu a partir de uma história pessoal: “Queria contar um pouco sobre a vida da minha mãe, que é uma mulher que nasceu no Nordeste, foi morar em São Paulo, na cidade grande, e depois voltou para o Nordeste, para o local onde o filme se passa. Acreditamos que o cinema, a literatura, a televisão, a música e todas as formas de comunicação devem cada vez mais contar essas histórias: de mulheres comuns”.

Nova Redenção tem algumas metas a serem batidas para que possa ser finalizado e distribuído para exibição na própria cidade e em festivais pelo Brasil. A primeira delas tem prazo de encerramento em 9 de setembro e visa os custeios dos serviços de montagem, edição de som e correção de cor, além de ferramentas de acessibilidade como audiodescrição, legendagem descritiva e janela de libras.

Você pode apoiar financeiramente o projeto e ganhar recompensas aqui. Acompanhe também outras histórias e curiosidades sobre a produção do filme pela página do Facebook.

Assista abaixo ao trailer de “Nova Redenção” e a um vídeo dos autores comentando sobre o processo de idealização e financiamento do projeto:

Nova Redenção – Ficha Técnica

Roteiro e direção: Rafael Rodrigues 

Direção de Fotografia: Carla Villa Lobos

Produção Executiva: Julia Araújo

Produção Local (Bahia): Ezequiel Alves

Montagem: Igor Moreira, Rafael Rodrigues