Da Redação

O Festival de Cannes, mais importante mostra cinematográfica, possui o hábito de homenagear alguma personalidade da sétima arte em cada edição. A imagem do escolhido estampa os cartazes e anúncios espalhados pela cidade.

Há um mês do início da 67ª edição, foi divulgado o cartaz oficial deste ano, com o semblante de Marcello Mastroianni, laureado pelo seu impacto no cinema. A foto escolhida, na qual posa de óculos escuros, faz parte do clássico 8 ½, de Fellini, que participou da competição em 1963.

Mastroianni possui uma das carreiras mais prolíficas do cinema italiano, tendo atuado em mais de 140 longas em 49 anos de carreira. Atingiu a fama internacional trabalhando nos filmes mais conhecidos de Frederico Fellini, A doce vida e 8 ½ . Atuou em longas de outros grandes nomes, como Vittorio de Sica e Luchino Visconti. Formou com Sophia Loren um dos pares mais celebrados da Itália e é considerado por muito o maior ator de seu país. Ganhou o prêmio de melhor ator em Cannes em duas diferentes ocasiões: em 1970, por Dramma della  e em 1987 por Olhos Negros, feito somente igualado por Jack Lemmon.

 A seleção dos filmes participantes do Festival de Cannes de 2014 será anunciada na quinta-feira, dia 17. A abertura ocorrerá dia 14 de maio e a programação vai até o dia 25 do mesmo mês.

Confira o cartaz:

Cinemascope-cartaz-cannes