Da redação

O Homem das Multidões, parceria entre o mineiro Cao Guimarães e o pernambucano Marcelo Gomes, é livremente inspirado no conto The man of the crowd, do escritor norte-americano Edgar Allan Poe e acompanha o cotidiano de Juvenal (Paulo André), solitário maquinista de metrô que se mistura ao aglomerado de gente do centro de uma grande metrópole em busca das companhias que ele não tem na sua vida particular.

Para narrar visualmente a história, o longa-metragem adota a razão de aspecto (aspect ratio) de 3 x 3. A proporção quadrada da imagem foi “inventada” pelos realizadores para transmitir, com imediata e constante regularidade durante o narrativa, os estados internos de Juvenal e Margô (Silvia Lourenço), no intuito de criar um tipo de “claustrofobia da imagem”, segundo os diretores.

O filme é uma coprodução entre Minas Gerais e Pernambuco e foi todo realizado em locações no centro de Belo Horizonte (MG). Resultado de quase sete anos de trabalho conjunto da dupla, O Homem das Multidões marca o oitavo longa-metragem assinado por Cao e o quarto por Marcelo. A fotografia é de Ivo Lopes Araújo, e a direção de arte é de Marcos Pedroso. A trilha sonora e desenho de som ficaram a cargo do duo O Grivo.