Da redação

Entre 17 de abril e 15 de maio, o CINUSP exibe 18 obras significativas da trajetória de John Cassavetes, contemplando trabalhos dele como diretor, como ator para TV e cinema e como diretor-ator de uma mesma obra, além de dois documentários sobre a sua carreira. Ao traçar um olhar amplo para sua trajetória artística, a mostra almeja expor ao público o fluxo constante entre a vida, arte e trabalho deste realizador.

Nome incontornável na história do cinema independente americano, Cassavetes construiu majoritariamente sua carreira como cineasta de maneira autônoma, desvencilhada dos grandes estúdios de cinema. Além disso, também é mencionado como “o melhor diretor de atores do cinema”, pelas atuações com elementos de improviso apresentadas em seus filmes. A curadoria da mostra busca atentar que por trás dessas qualidades, há uma relação com a atividade cinematográfica particular e extremamente pessoal. A partir dos filmes de John Cassavetes e do indivíduo que ele foi nota-se que a sua experiência dentro do cinema se conecta de forma íntima com sua própria vida. 

Uma apresentação completa da mostra e sua grade detalhada podem ser vistos aqui: www.usp.br/cinusp e www.fb.com/cinusp.

As sessões acontecem na Cidade Universitária, de segunda a sexta-feira, às 16h e às 19h, e no Centro Universitário Maria Antônia, às sextas-feiras, 20h e sábados e domingos, às 18h e 20h, sempre com entrada franca.