Da redação

O filme La Tête Haute (ainda sem título em português), da francesa Emmanuelle Bercot (Ela Vai), vai ser o filme de abertura da do 68° Festival de Cannes, que acontece no dia 13 de maio.

La Tête Haute  conta a história de Malony e de sua educação dos 6 aos 18 anos de idade. Período no qual um juiz da vara da infância e um assistente social tentam salvá-lo. Filmado nas regiões de Nord-Pas de Calais, Ródano Alpes e Paris, o filme conta com a participação de Catherine Deneuve, Benoit Magimel, Sara Forestier e Rod Paradot, que vive o personagem principal.

A escolha desse filme pode parecer surpreendente se levarmos em conta as regras que são geralmente aplicadas à cerimônia de abertura do Festival de Cannes“, explica Thierry Frémaux, o delegado-geral do evento. “É um claro reflexo da nossa vontade de ver a abertura do Festival com uma obra diferente, que é ao mesmo tempo forte e comovente. O filme de Emmanuelle Bercot faz importantes declarações sobre a sociedade contemporânea, de acordo com o cinema moderno. O filme foca em questões sociais universais, o que o torna perfeito para o público mundial de Cannes.

A estreia mundial de La Tête Haute será no Grand Théâtre Lumière do Palais des Festivals, e seu lançamento nos cinemas franceses acontece no mesmo dia, em 13 de maio. O filme já começou a ser vendido em diversos países e no Brasil chega aos cinemas pela Mares Filmes.

Emmanuelle Bercot é uma diretora de filmes, roteirista e atriz. O seu talento foi descoberto no Festival de Cannes de 1997, quando o seu curta Les Vacances recebeu o Prêmio do Júri. Esse talento foi confirmado dois anos depois com um segundo Prêmio da Cinéfondation por La Puce, seu projeto final de estudante. Em 2001, seu primeiro longa-metragem Clement (Clément), no qual ela interpreta a personagem principal, conseguiu entrar para a seleção oficial da Un Certain Regard (Um Certo Olhar), que é uma mostra paralela do festival. Desde então, ela dirigiu diversos filmes, incluindo Ela Vai (Elle s’en va), de 2015. Bercot também co-escreveu o roteiro de Polissia (Polisse) de Maïwenn, que a rendeu o papel principal em seu último filme Mon Roi.

68ª edição do Festival de Cannes vai acontecer do dia 13 ao dia 24 de maio de 2015. O Júri do festival será formado pelos diretores americanos Joel e Ethan Coen. O Júri de Un Certain Regard, pela atriz e cineasta ítalo-americana Isabella Rossellini. Já o Júri da Cinéfondation e de curtas, pelo diretor maurício Abderrahmane Sissako.

A seleção oficial será anunciada nesta quinta-feira (16), às 11 da manhã (horário local). La Tête Haute ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.