Da redação

A conversa com Petra Costa (Olmo e a Gaivota; Elena) integra o curso “O Cinema do Real – história, linguagens, narrativas e formatação de projetos de documentário”, ministrado por Flavia Guerra e Deborah Osborn, e com inscrições abertas. A diretora participará de um bate-papo sobre suas experiências com o gênero e as possibilidades de se construir novas narrativas que transitem entre o documental e a construção ficcional.

As aulas serão ministradas pela jornalista e documentarista Flavia Guerra e pela produtora de cinema Deborah Osborn, e visam promover discussões e reflexões sobre vertentes e possibilidades de linguagens do cinema documental, além de atividades práticas a fim de preparar o aluno para o mercado de trabalho. O curso tem início no dia 7 de abril, com uma carga horária total de 36 horas, sendo 12 encontros, ao todo. Os encontros serão realizados sempre às quintas-feiras, de 19h30 às 22h30.

Para esta edição, o curso contará também com o cineasta e roteirista Luiz Bolognesi (Uma história de amor e fúria), que ministrará a aula “Introdução ao Roteiro do Documentário” e contará um pouco da sua experiência na área. Outro destaque é a aula da produtora Camila Nunes, que fará um doctoring dos projetos desenvolvidos durante o curso. Os alunos terão a oportunidade de apresentar os projetos, discuti-los e analisá-los em grupo, e depois de defendê-los em um pitch.

As aulas abordarão a história geral do gênero documental, da descrição de diversas tendências, escolas, teorias, linguagens e exibição de trechos dos mais importantes e significativos documentários internacionais e nacionais. Será traçar um rico panorama, que vai desde a abordagem histórica, com as primeiras experiencias realizadas pelos irmãos Lumière, passando pelas narrativas experimentais, Cinema Direto e Cinema Verité, e chegando nas vertentes mais recentes do cinema documental contemporâneo, como o mockumentary, o ‘documentário-diário’ (em primeira pessoa, narrando fato ou situação pessoal), o subjetivo, o de animação, entre outros.

Também serão estudados grandes nomes da cinematografia nacional, como Humberto Mauro, Eduardo Coutinho, João Moreira Salles, Carlos Nader, Kiko Goiffman, Helvecio Marins, Pablo Lobato, Gabriel Mascaro, Rodrigo Siqueira e Christiano Burlan.

Além das aulas teóricas, o curso conta também com um módulo prático para que os alunos aprendam a  formatar projetos a partir de ideias sugeridas pelos próprios alunos. A turma será dividida em grupos a fim de incentivar e desenvolver a capacidade de transformar ideias em projetos audiovisuais mercadologicamente viáveis, além de perceber quais as possibilidades de financiamento possíveis e – no futuro – as possibilidades de distribuição e lançamento para o filme, seja para cinema, televisão ou internet.

As inscrições podem ser feitas pelo site do B_Arco, onde podem ser conferidas mais informações sobre o valor do curso e o cronograma completo das aulas.