Da redação

Fundada em 1949 pelo italiano Franco Zampari, a Companhia Cinematográfica Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, foi a primeira tentativa de se produzir cinema industrial no Brasil. Algumas décadas depois, os estúdios que foram palco para as filmagens de clássicos do cinema nacional, hoje em dia são apenas dois galpões.

Pretendendo retomar as atividades e o protagonismo que o Polo teve nas décadas de 1940 e 1950, a prefeitura de São Bernardo lançará um edital de concessão do Complexo Cinematográfico Vera Cruz. Está previsto um consumo de aproximadamente R$ 160 milhões para o projeto e a empresa que vencer a licitação poderá explorar por vinte anos quatro estúdios, salas de pós-produção, teatro, além de estacionamento, restaurante e cafeteria. Em troca, a empresa bancará uma escola de cinema, além de fomentar empregos, ações que já estão em andamento.

A escola já funciona e este ano forma a primeira turma de 90 alunos. Resultado de uma parceria da cidade com o Ministério da Cultura, o Centro Livre de Audiovisual é responsável pela formação de alunos em cinema e animação 3D e metade dos estudantes vem da região.

A revitalização do Polo Vera Cruz inclui a construção de um estúdio grande, dois médios e quatro de pequeno porte, a finalização de um teatro de quase mil lugares projetado com salas anexas para abrigar equipes de pré e pós-produção audiovisual.