Da Redação

O mais importante evento de cinema independente brasileiro é a Mostra de Cinema de Tiradentes, Minas Gerais esse ano o evento ganhou sua segunda edição em São Paulo. Está rolando no CineSesc desde o dia 24 e vai até domingo dia 30 (ainda dá tempo de aproveitar o fim de semana para pegar um cineminha). São 14 longas e 25 curtas da 17 ª edição da Mostra Tiradentes, que aconteceu em janeiro desse ano. O festival é uma parceria entre a Universo Produção de Belo Horizonte e o SESC São Paulo.

A Mostra teve 17 edições já realizadas em Minas Gerais, se consolidou no cenário cultural brasileiro como um espaço enriquecedor de formação, reflexão, exibição e difusão do cinema brasileiro contemporâneo que, a cada edição, coloca em debate novos paradigmas e apresenta a multiplicidade do audiovisual nacional.

O público paulistano poderá conferir pré-estreias e debates sobre o processo criativo de atores e cineastas no final de semana de encerramento da Mostra de Cinema de Tiradentes em São Paulo. Finalizado especialmente para ser exibido na Mostra Tiradentes em São Paulo, Pingo D´Agua (PB), o novo filme de Taciano Valério, será exibido em pré-estreia mundial no dia 29 de março, sábado, às 21h. Após a sessão haverá um bate-papo com o público com a presença do diretor e equipe. O diretor paraibano teve suas obras anteriores e que fazem parte de uma trilogia (Ferrolho e Onde Borges Tudo Vê) exibidas na 16ª Mostra Tiradentes (2013).

Cinemascope - Mostra Tiradentes em SP

O final de semana também terá as pré-estreias de dois filmes da Mostra Diálogos: Amador (SP), dirigido pelo cineasta paulistano Cristiano Burlan no dia 29 às 17h  e Paixão e Virtude (RJ)  dirigido pelo carioca Ricardo Miranda, no dia 30 às 17h.

Completando a grade de programação da Mostra Aurora – filmes autorais de diretores iniciantes – , serão exibidos na sexta, dia 28, os longas Aquilo Que Fazemos com Nossas Desgraças (PR) , de Arthur Tuoto e Batguano (PB), de Tavinho Teixeira.

No domingo, dia 30, a Mostra se encerra com o longa Aurora Branco Sai Preto Fica (DF), de Adirley Queirós, às 19h e Cidade de Deus – 10 anos Depois, às 21h, o filme de Cavi Borges e Luciano Vidigal que investiga o destino dos atores que participaram do premiado filme dirigido por Fernando Meirelles e Katia Lund e que foi vencedor do Júri Popular da 17ª Mostra Tiradentes em Minas.

Na programação da reta final da Mostra Tiradentes em São Paulo o público poderá ainda participar do debate O Ator em Processo , no sábado, dia 29, às 14h30, com mediação de Pedro Maciel Guimarães, curador e crítico de cinema, e participação dos atores Sabrina Greve,  Everaldo Pontes e Renan Rovida.  A mesa pretende abordar o ator como coautor dos filmes ou assumindo novos papéis no processo criativo.

No domingo (30) também às 14h30, acontece o segundo debate, com o tema Os Processos Pelos Seus Criadores. A mediação será do professor, pesquisador e curador Cléber Eduardo. Participam os cineastas Adirley Queirós, Renata Pinheiro, Ricardo Miranda e Murilo Salles.

Todos os filmes em exibição contarão com a presença de seus diretores e equipe gerando interação entre o realizador, produtor, atores e a platéia.  Os horários de exibição são 17h, 19h e 21h. Toda a programação é gratuita.

 

CINESESC

Rua Augusta, 2.075

Informações: (11) 3087.0500 | email@cinesesc.sescsp.org.br

Na Web: sescsp.org.br

No twitter: cinesesc_SP

No facebook: cinesescsaopaulo

 

Acompanhe a  Mostra Tiradentes | SP e o programa Cinema Sem Fronteiras 2014.

Na Web: www.mostratiradentes.com.br

No Twitter: www.twitter.com/universoprod

No Facebook: universoproducao

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366