Da redação

No sábado (27), o filme Rainha Christina, dirigido por Rouben Mamoulian e com Greta Garbo no papel da protagonista, será exibido no Sesc Vila Mariana, às 14h, gratuitamente, como parte do projeto História e Transgressão do Cinema: Sonhadores, que, ao longo dos próximos meses, esmiuçará as relações entre cinefilia, transgressão, política e utopia, tomando por ponto de partida a obra Os Sonhadores, de Bernardo Bertolucci.

Em Rainha Christina, Greta Garbo vive uma mulher determinada, que busca sua liberdade. O problema é que ela vive na corte sueca do século XVII e tem de obedecer à vontade dos outros, muito por causa das restrições à mulher na época. Quando seus conselheiros pedem que ela se case com Carlos de França, ela resolve fugir da corte, vestida como homem. É assim que ela encontra o embaixador espanhol Antonio (John Gilbert), que no início a confunde com um rapaz, e por quem ela se apaixona intensamente. O problema central é que ele é católico e ela, protestante.

O projeto conta também com cursos teóricos, e em setembro, Celso Sabadin ministra o Cinema e Cultura Pop: da década de 1950 aos dias atuais. As exibições de todos os filmes são gratuitas, com retirada de ingressos com uma hora de antecedência. As inscrições para os cursos serão realizadas na Central de Atendimento da Unidade. Acesse a programação completa e atualizada do projeto.