Home / Notícias / Retrato de hospital psiquiátrico, A Loucura Entre Nós chega em DVD com extras
11-1

Retrato de hospital psiquiátrico, A Loucura Entre Nós chega em DVD com extras

Da redação

O universo da psiquiatria, em especial a chamada loucura, volta e meia é explorada pelo cinema. Desde grandes clássicos como Um Estranho no Ninho, passando por nacionais como Nise: No Coração da Loucura, até comédias românticas como Se Enlouquecer, Não Se Apaixone, já retrataram o tema. É essa questão que o destaque da vez da Obras Primas do Cinema aborda. Primeiro título brasileiro lançado pela marca, o documentário A Loucura Entre Nós, dirigido por Fernanda Fontes Vareille,  mostra o dia a dia em um hospital psiquiátrico com sensibilidade e cuidado. Confira esse e outros lançamentos de novembro!

A Loucura Entre Nós  (2016)

len-2016-a-loucura-entre-nos

Dirigido por Fernanda Fontes Vareille, o filme lança um olhar sobre os corredores e grades de um hospital psiquiátrico, buscando personagens e histórias que revelem as fronteiras do que é considerado loucura. Através, principalmente, de personagens femininas, o documentário exala as contradições da razão, nos fazendo refletir nossos próprios conflitos, desejos e erros. Livremente inspirado no livro homônimo do médico psiquiatra Marcelo Veras, o filme faz um sensível mergulho nos paradoxos da reinserção da loucura no mundo em geral, subvertendo qualquer tentativa de reduzir as personagens retratadas a marionetes de questões envolvendo a sanidade mental.

– Extras: Entrevista com a Diretora (3 minutos); Entrevista com Dr. Marcelo Veras (10 minutos); Um pouco mais de Lenor (6 minutos); Curta-metragem dirigido por Fernanda Fontes Vareille: “Deixe-me Viver – 2009” (26 minutos).

Meu Jantar com André – Edição Especial de Colecionador (1981)

op-168-meu-jantar-com-andre

Dois velhos amigos de personalidades opostas, um realista e outro sonhador, jantam juntos num caríssimo restaurante francês em Manhattan. Após anos sem se encontrarem, o ator e o diretor teatral discutem filosoficamente temas como teatro experimental, a natureza do teatro, assim como a natureza da realidade, e estranhas experiências de vida. Cativante e filosófico, o longa dirigido por Louis Malle é composto quase inteiramente pela longa conversa entre o ator Wallace Shawn e o diretor teatral Andre Gregory que travam diálogos interessantes com base em suas observações e experiências de vida.

– Extras: Entrevista com os atores André Gregory e Wallace Shawn (1:00:36), “My Dinner with Louis,” um episódio do programa Arena BBC, no qual Shawn entrevista o diretor Louis Malle (52:08).

A Tocha de Zen (1971)

op-180-a-tocha-de-zen

Premiado no Festival de Cannes, A Tocha de Zen é um épico dirigido por King Hu e narra a história do pintor Shen Chai, morador de um remoto forte abandonado, que decide durante a noite investigar estranhos barulhos. Ele acaba encontrando Yang, uma fugitiva disfarçada perseguida pelos assassinos de seus pais.

– Extras: Entrevista com a atriz “Feng Hsu” (13 min.); Entrevista com “Chun Shih” (17 min.); Entrevista com o cineasta “Ang Lee” (13 min.).

O Outro Lado da Meia Noite (1977)

op-183-o-outro-lado-da-meia-noite

O Outro Lado da Meia Noite é uma adaptação cinematográfica da obra homônima de Sidney Sheldon que narra a história da bela Noelle Page, que encontra o piloto americano Larry Douglas na França e se apaixona. Ela o espera para se casar, mas Larry a abandona e se casa com outra nos Estados Unidos. Porém, Noelle não o esquece mesmo depois de se tornar uma atriz famosa. Ela trama para que Larry seja contratado como piloto particular de seu rico e poderoso amante para se vingar dele, mas a paixão reacende. O filme tem a direção do cineasta inglês Charles Jarrott e conta com Marie-France Pisier, John Beck e Susan Sarandon  no elenco principal. Ele foi indicado ao Oscar de Melhor Figurino em 1978.

– Extras: Trecho de uma entrevista com Sidney Sheldon (29 minutos), Trailer Original (3 minutos).

Sobre Sttela

Sttela, 22 anos e jornalista. Comecei a gostar de cinema ainda criança, quando ia com o meu avô nas sessões à tarde. Fã de romances com velhinhos, filmes sobre gastronomia e Charles Chaplin.
Comentários