Da redação

Comemorar dia 4 de maio, ou melhor, Dia de Star Wars, é uma tradição popular anual que envolve e conecta os fãs e todos aqueles que gostam da saga no mundo todo.

As comemorações no Brasil começam com a Star Wars Run, a primeira corrida tematizada da saga no país, acontece às 00h01 do dia 4 de maio em São Paulo e irá premiar o primeiro colocado das categorias masculino e feminino com uma viagem com acompanhante para o Star Wars Weekend em Orlando, além de um ano de cinema grátis. Em meio a uma ambientação exclusiva e uma série de intervenções, inspiradas nos filmes, os corredores irão vivenciar uma experiência única, que inclui  projeção de vídeos e painéis temáticos. No momento da largada, um batalhão de stormtroopers e integrantes da ordem Jedi estarão presentes para encorajar os corredores.

Para os amantes da moda, Star Wars ganha uma coleção especial na Riachuelo. A nova coleção celebra o dia com uma vitrine especial da loja localizada na Rua Oscar Freire, em São Paulo, será tematizada e apresenta peças exclusivas. O espaço receberá réplicas dos personagens para fotos e stormtroopers desfilando pela rua durante o dia.

E aqueles que quiserem comemorar a data no sofá de casa também poderão contar com uma programação especial nos canais Disney Channel e Disney XD. No sábado será exibido simultaneamente nos canais, Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma às 17h e, em seguida, Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones às 19h30. No domingo será reprisado o filme Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith às 17h, seguido da exibição da série animada As Novas Crônicas do Yoda: Fuga do Templo Jedi às 19h30. Os fãs devem ficar atentos a estreia do primeiro trailer da nova série Star Wars Rebels, que será exibido em primeira mão no Disney Channel e Disney XD durante o intervalo de Star Wars: Episódio III: A Vingança dos Sith.

A Rádio Disney, também participa ativamente da comemoração. Além de ser a rádio oficial da Star Wars Run, com boletins informativos e a cobertura completa da corrida, trará curiosidades, trivias e depoimentos de artistas e celebridades que são fãs da saga durante toda a programação.

O dia 4 de maio dá início a uma temporada de comemorações, particularmente porque o mês sempre foi importante para os fãs de Star Wars. Os 6 filmes live-action da saga Star Wars estrearam em maio (começando com o Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança em 25 de maio de 1977). O mês também inclui o aniversário de George Lucas (14 de maio de 1944).

cinemascope-star-wars-run(1)

Por que 4 de maio é chamado o Dia Star Wars ?

Diga “May the 4th Be With You” em voz alta e você escutará o trocadilho que fãs de Star Wars do mundo todo transformaram em um grito de saudação para proclamar seu amor pela saga. É o dia mundial para dizer “Que a Força esteja com você” a todos, e celebrar a história de Star Wars que mantém nossa galáxia unida.

Um dos primeiros registros de “May the 4th” usado na cultura popular é de 1979, descrito pelo autor Alan Arnold ao fazer uma crônica sobre o making of de O Império Contra-Ataca para a Lucasfilm.

Sexta-feira, 4 de maio

Margaret Thatcher venceu a eleição e se tornou a primeira mulher primeiro-ministro do Reino Unido. Para comemorar sua vitória, o partido dela utilizou meia página do espaço publicitário do London Evening News. A mensagem, referindo-se ao dia da vitória, foi “May the Fourth Be With You, Maggie. Congratulations”, uma prova do quanto Star Wars influenciou todos nós.

Quando a internet possibilitou que fãs de Star Wars do mundo todo se conectassem, “May the 4th” logo se tornou uma tradição popular anual, com fãs on-line e offline proclamando a data como  “Dia de Star Wars ”.

Embora a ideia de “May the 4th” não tenha vindo da Lucasfilm, a empresa que criou Star Wars abraçou totalmente o espírito dos fãs que torna o dia tão especial. O blog oficial em StarWars.com assim como os canais de mídia social de Star Wars no Twitter (@starwars #StarWarsDay) e Facebook (facebook.com/starwars) ajudam a divulgar e mostrar a atividade dos fãs. Mais e mais parceiros oficiais ofereceram promoções, brindes e exclusivas, realizaram festas e outras atividades para marcar o dia.