Filme, que entra em cartaz no dia 15 de novembro em todo o país, recebeu os Kikitos de Melhor Filme – Júri Oficial, Melhor Filme – Júri da Crítica, Melhor Ator para Irandhir Santos e Melhor Trilha Musical para DJ Dolores, no 41º Festival de Cinema de Gramado


Da redação

Estrelado por Irandhir Santos, Jesuita Barbosa, Rodrigo Garcia, Silvio Restiffe e Sylvia Prado, o longa-metragem tem roteiro do próprio Hilton e produção da REC, empresa responsável por títulos como Cinema Aspirinas e Urubus, Baixio das Bestas e Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo.

Tatuagem se passa no ano de 1978, e mostra confrontos e reflexões de uma geração analisados a partir da periferia, ao mesmo tempo em que acompanha o romance entre um soldado de 18 anos e um agitador cultural, dono de um cabaré anarquista. A história se desenrola no passado e visita questões muito pessoais que Hilton Lacerda vem refletindo no presente: o que acontece com as cores que pintamos o futuro quando o futuro bate à nossa porta?

O longa-metragem é um olhar muito particular para um momento definidor da alma de um povo e dos caminhos de seu cinema, que hoje tem em suas manifestações periféricas seu viés mais excitante. Assim, o filme é a busca da discussão de um tema geral a partir de suas nuances.

Revisitando o cinema novo, flertando com o experimentalismo do super-8 da década de setenta no Brasil e dialogando com o cinema contemporâneo, Tatuagem procura jogar luz sobre as várias maneiras que podemos ler e interpretar a história e a cinematografia de um país, devolvendo-lhe texturas e cheiros, e abrir uma brecha para vislumbrar uma das faces mais interessantes e complexas do Brasil: a história que nasce na marginalidade dos acontecimentos.