Por Felipe Teixeira

Inacreditavelmente baseado em uma história real, o drama britânico Denial ganhou seu primeiro trailer esta semana. A polêmica trama acompanha a disputa jurídica entre os escritores Deborah E. Lipsdat (Rachel Weiz) e David Irving (Timothy Spall). Irving, um especialista em história militar da Segunda Guerra Mundial, acredita que o Holocausto tenha sido uma grande mentira, e processa a autora Lipsdat por difamação quando ela o repreende por sua teoria. Como a justiça determina que o acusador que deve apresentar as evidências, Lipsdat se vê obrigada a comprovar a existência do Holocausto.

A controversa história pode se tornar um bom filme caso o roteiro de David Hare (O Leitor), baseado no livro de Lipsdat, consiga apresentar todos os fatos do processo sem maniqueísmos, por mais difícil que seja acreditar no autor David Irving. Pelo trailer, já é perceptível que debates exaltados protagonizados por um elenco promissor serão vistos no filme.

A direção fica por conta de Mick Jackson (Temple Grandin) e o elenco ainda conta com os ótimos Andrew Scott e Mark Gatiss, da série Sherlock. Denial estreia em 30 de setembro nos EUA e ainda não tem previsão para chegar ao Brasil.