Em 2014, quando assisti pela primeira vez Whiplash: Em Busca da Perfeição, fiquei extasiado. Era um dos poucos filmes recentes em que eu vi realmente um excelente trabalho de direção.

A história e todos os personagens eram construídos através do que nos era mostrado. Por exemplo, em vez de o protagonista Andrew (Miles Teller) dizer que está com raiva, ele toca sua bateria – depois de uma discussão pesada com familiares – de forma agressiva a ponto de sua mão sangrar. Torci muito para que levasse o Oscar de Melhor Filme, mas não rolou. Porém, o diretor e roteirista Damien Chazelle ganhou o meu respeito e de muita gente que é fã de cinema.

Anos depois, em 2016, Damien lança La La Land: Cantando Estações. Eu que não sou muito chegado em musicais, fiquei encantado com o universo que o diretor criou com fortes referências aos clássicos do gênero. Além da história de busca pelos sonhos, o que me tocou bastante.

Na época do Oscar, rolou uma treta gigante entre fãs de La La Land e de Moonlight: Sob a Luz do Luar. Treta que dura até hoje e teve o ápice quando, no momento de entregar o prêmio de melhor filme, os apresentadores trocaram os envelopes, o que deu ao filme de Damien o prêmio por alguns segundos (Droga).

Agora o diretor volta para contar os bastidores da ida do homem a lua em 1969 em O Primeiro Homem. Tendo no papel principal o ator Ryan Gosling interpretando Neil Armstrong, que foi o primeiro homem a pisar na lua. O filme parece explorar as relações, não somente da equipe e os riscos envolvidos, mas também, de Neil com sua família.

Fiquei bem interessado em como vai ser essa nova empreitada do diretor, visto que os três filmes realizados por Damien são bem diferentes entre si. Espero que o nível de qualidade continue o mesmo.

O filme tem estréia prevista para dia 18 de outubro no Brasil.