O último filme do diretor Paul Thomas Anderson, famoso por Boogie Nights – Prazer sem limites (1997) e Magnólia (1999), foi Vício Inerente (2014). Este último, baseado em um livro bem maluco de mesmo nome, do escritor Thomas Pynchon, se tornou o filme que era preciso assistir duas vezes para entender o que estava acontecendo. Nada ao estilo Matrix (1999), com mundos paralelos ou coisas do tipo. Mas que trabalha em camadas, temas que abalaram a sociedade nas décadas de 60 e 70 como a Contra Cultura, Hippies e Charles Manson.

Agora em 2017, Paul repete sua parceria com Daniel Day Lewis em sua nova produção, depois de Sangue Negro (2008) em que Daniel encarnou uma espécie de anti herói do petróleo, que não vê a sociedade com bons olhos e não tem medo de demonstrar isso em palavras e atitudes. O filme é uma obra prima que já entrou para as diversas listas de melhores filmes de todos os tempos. Eu já assisti a esse filme diversas vezes e, principalmente por causa dele, Paul é um dos meus diretores favoritos. Agora, com esse novo trailer, a empolgação está em alta.

Na sua nova produção Trama Fantasma, Paul, que também é roteirista, conta a história de um cara, interpretado por Lewis, que é um sucesso no universo da moda fazendo roupas para famosos e astros do cinema numa Londres Pós-Guerra. As coisas começam a ficar intensas quando ele se apaixona por uma moça “comum” e sua paixão vai ficando cada vez mais complexa. Principalmente por ela não ser e agir como ele esperava. Pelo trailer, me lembrou muito a paranoia do protagonista de  Um Corpo que Cai (1958), que queria alcançar uma mulher idealizada.

Parece que no filme o personagem de Lewis está tão acostumado a produzir mulheres perfeitas, no sentido de vestimenta, que tem sérios problemas ao se deparar com uma “de verdade”. Uma que tem desejos e vontades como qualquer pessoa comum. Inclusive, o próprio poster do filme parece fazer referencia ao clássico de Hitchcock (espero ter acertado). Os tons verdes são muito presentes nas cenas de Um Corpo que Cai e a construção das roupas no filme de Paul, me lembrou as vezes em que o personagem de James Stewart vai às lojas comprar roupas para sua mulher idealizada.

O filme tem estreia prevista para a semana do Natal deste ano nos Estados Unidos e em fevereiro de 2018 aqui no Brasil (droga). Mesmo assim, já é uma das grandes apostas para o Oscar 2018. Ele também, pode ser o ultimo trabalho de Daniel como ator que declarou recentemente que iria se aposentar e voltar a fazer sapatos, sua profissão antes da fama.

Trata de caprichar então, Paul. Essa pode ser nossa última chance de ver o cara bem apresentado na telona.

Poster de Phantom Thread.

 

Kim Novak em uma das cenas emblemáticas de Um Corpo que Cai.

 

SIGA O CINEMASCOPE!

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos. Aproveite e curta nossa página no Facebook, inscreva-se em nosso canal no YouTube, siga os nossos perfis no Spotify e Twitter!