Da redação

Apesar de já ser uma das maiores crise humanitárias da história, a questão dos refugiados ainda não foi amplamente abraçada pelo cinema – especialmente pelos grandes polos. Pensando nisso e sentindo a necessidade de dar mais voz ao tema, a atriz vencedora do Oscar como melhor atriz coadjuvante por Julia, em 1977, Vanessa Redgrave, decidiu migrar para trás das câmeras para retratar o assunto. Estreando como diretora, Redgrave pretende fazer um documentário retratando as dificuldades e a luta pela sobrevivência daqueles que se arriscam cruzando o Mediterrâneo em busca de abrigo.

Segundo informações do The Guardian, a atriz, que é ativista política de longa data, tomou a decisão após se deparar com a emblemática imagem do corpo do pequeno sírio Alan Kurdi morto em uma praia turca. Intitulado Sea Sorrow (Sofrimento do Mar, em tradução literal), o filme foi selecionado para uma exibição especial durante o Festival de Cannes, que acontece entre os dias 17 e 28 de maio.

Com o foco em histórias de pessoas comuns, o documentário faz um paralelo com a própria vida da atriz, cujos pais, os atores Sir Michael Redgrave e Rachel Kempson, durante a Segunda Guerra, ajudaram judeus a conseguir vistos para fugir dos nazistas. Não há data de estreia prevista para o documentário.