Por Joyce Pais

Após assistir Inquietos (Restless) chego a conclusão que o filme chama mais atenção pelo peso que o nome Gus Van Sant carrega do que por um roteiro bem estrutrado, atuações marcantes ou algum resquício de originalidade que se possa esperar de um diretor que tem no currículo filmes como Paranoid Park (2007) e Elephant (2003), porque (infelizmente) tudo isso não acontece.

Exibido na seção “Um Certo Olhar”, do Festival de Cannes 2011, Inquietos é introduzido por Two of us dos Beatles e nos primeiros minutos de filme já é possível projetar o que vem a seguir. A intenção de se enquadrar no hype indie, uma constante na produção norte americana atual, é nítida. Uma série de detalhes improváveis são inseridos no roteiro de Jason Lew, sobretudo no que diz respeito as características dos personagens principais, Enoch (Henry Hopper, filho de Dennis Hopper) e Annabel (Mia Wasikowska; Alice no País das Maravilhas, Minhas Mães e Meu Pai).

Sobrevivente de um acidente de carro em que seus pais foram mortos, Enoch, após o trágico evento, passou a dedicar seu tempo livre (e ele tem muito, já que foi expulso do colégio por agredir alguns garotos) a frequentar funerais de desconhecidos. Em uma dessas “aventuras” ele conhece Annabel, garota com câncer terminal que encara a vida (e a morte) de maneira bem antagônica a dele.

Inquietos converge o tempo todo para o tema da morte. Annabel é fã de Darwin e entre seus animais que mais gosta estão criaturas como insetos que usam cadáveres para criar suas larvas ou pássaros que pensam morrer sempre que o sol se põe. Já Enoch, por mais bizarro e desnecessário que pareça, tem um amigo imaginário/espírito chamado Hiroshi Takahashi (Ryo Kase, Cartas de Iwo Jima), um piloto kamikaze morto na Segunda Guerra Mundial, que joga batalha naval com ele, dá conselhos e liçõezinhas de moral clichês – o personagem só contribui no empobrecimento da narrativa do filme.

A obviedade do filme reflete até mesmo no figurino dos jovens, a escolha das roupas atua como um espelho que reflete suas personalidades – cores claras, florido e roupas largas para a garota que ainda nutre uma (forçada e exagerada) vontade de viver seus últimos dias, e os terninhos pretos usados por Enoch, descrente de que seu passado pode ser enterrado e que ainda tem chances de ter uma vida minimamente digna.

O absurdo atinge seu pico quando a dupla ensaia a cena da morte de Annabel e Enoch resolve improvisar. Indignada, a garota desencadeia uma briga que aparentemente foi colocada alí somente pra causa um efeito dramático perto do ponto de resolução da trama.

Inquietos é a prova cabal de que a abordagem de um tema, por mais intrigante que ele seja, quando mal dosada se torna cansativa, desequilibrada e excessiva.

 

Cinemascope---Inquietos-PosterInquietos (Restless)

Ano: 2011.

Diretor: Gus Van Sant.

Roteiro: Jason Lew.

Elenco Principal: Mia Wasikowska, Chin Han, Ryo Kase.

Gênero: Drama.

Nacionalidade: EUA.

 

 

 

 

Veja o trailer:

[youtube]qpvMfEwsK9A[/youtube]

Galeria de Fotos: