Por Soraya Yumi

Tempo de Realização
Quinta-feira, 2 de março
Roteiro: Harley Peyton. Direção: Caleb Deschanel.

A beleza está nos olhos de quem vê. Ainda assim existem aqueles que abrem muitos olhos. Dizem que os olhos são os espelhos da alma. Olhamos os olhos de perto para enxergarmos a essência da alma. Às vezes quando vemos os olhos, aquelas vezes horríveis, quando vemos os olhos que não possuem alma; conhecemos a escuridão e pensamos ‘onde está a beleza?’ Não existe beleza se os olhos não possuem alma.”

 

Introduzido por um monólogo sobre o valor estético e espiritual que aparentemente não possui sentido, temos algumas ideias sobre a relação com este episódio. Porém, se um filósofo lesse este monólogo certamente diria que a Senhora do Tronco está falando o óbvio; já que a ausência da alma em um corpo nada mais é que a morte, que por consequência não é possível ver beleza em um cadáver. É preciso apreender a abstração quando nos deparamos com a Senhora do Tronco. O escopo de seu monólogo neste episódio não é a questão, mas sim a afirmação de que não existe beleza se os olhos não possuem alma.

O penúltimo episódio da primeira temporada retoma a cena em que Dale Cooper se depara com Audrey Horne em sua cama. O agente especial – seguidor de valores e regras e que representa o puro caráter – nega o pedido de Audrey, de se deitar com ela, e parte para um discurso moralizante de certo e errado.

Na delegacia de Twin Peaks, o pássaro Waldo está em processo de recuperação já que poderá ajudar no caso de Laura Palmer. Um pássaro ser testemunha de um crime? Sim, por mais estranho que pareça no universo de Twin Peaks isso é possível. De acordo com a série, Waldo é um pássaro originário da sudeste da Ásia, Indonésia, que possui uma incrível habilidade de imitar a voz humana. Cooper deixa um gravador perto da gaiola de Waldo para que registre alguma revelação sobre o crime. Novamente é mencionado o material encontrado no estômago de Laura Palmer.

Os resultados dos testes feitos na cabana de Jacques Renault notificam que as três pessoas que estavam presentes no local eram Laura Palmer, Leo Johnson e Ronnette Pulaski.

Na casa dos Johnson, Bobby aparece chamando por Shelly, cena que é vista por Leo que esperava em seu carro. Shelly choraminga para Bobby pelo fato de ter atirado em seu marido e que ele voltaria para matá-la. Leo está na eminência de atirar em Bobby, porém o rádio no carro de Leo rouba sinal da delegacia e a informação faz com que saia correndo.

Na casa dos Hayward, Donna, Maddy e James, escutam a fita de Laura Palmer encontrada por Maddy no episódio anterior. A gravação revela uma possível relação sexual entre Laura e seu psiquiatra, Dr. Jacoby. Dentro da caixa de fitas havia uma caixinha vazia marcada com a data da noite em que Laura morreu. O trio deduz que a fita ainda esteja com Jacoby e pretendem recuperá-la.

Audrey começa seu trabalho no departamento de perfumes e paralelamente investiga cada movimento dos funcionários. No escritório de Battis, a jovem se esconde dentro de um armário e observa a conversa entre Battis e uma funcionária do departamento, Jenny. Battis dá a ela um presente, revelando o funcionamento de seleção que leva ao Jack Caolho. Com sua sagacidade, Audrey consegue o que precisa para chegar ao Jack Caolho e tenta várias vezes entrar em contato com o Agente Cooper; porém, sem sucesso, então deixa uma carta debaixo de sua porta.

Xerife Truman vai ao encontro de sua amada Josie que ao ser questionada sobre o que fazia na Motel Timber Falls (no episódio 04) revela o relacionamento entre Catherine e Ben Horne e as intenções de incendiarem a Serraria. Quando Truman conta a Cooper sobre sua preocupação com Josie, o agente coloca em questão o quanto Truman a conhece para acreditar naquilo que ela diz.

Na delegacia, Big Ed e Agente Cooper se disfarçam para ir ao Jack Caolho quando ouvem um tiro. Não conseguem perseguir o atirador e logo notam que o alvo era a testemunha do caso, Waldo. Ao escutarem a fita que gravara as falas de Waldo, Leo Johnson é mencionado pelo pássaro.

No Jack Caolho, Big Ed e Agente Cooper vão para a parte de cassino. Enquanto Audrey passa por uma “audição” para ser recrutada para trabalhar no Jack Caolho; e é aprovada com sua famosa técnica do cabinho de cereja.

Na pretensão de recuperar a fita perdida de Laura Palmer, o trio põe em prática o plano; e assim termina o penúltimo episódio da primeira temporada.

Podemos relacionar a afirmação da Senhora do Tronco com o aparecimento de Laura Palmer na pele de Maddy Ferguson, como poderia haver beleza nos olhos de alguém sem alma? Também de modo geral, podemos relacionar com o Jack Caolho; local de prostituição e jogos de azar. A Senhora do Tronco repete incessantemente “os olhos” e “beleza”, fato que nos leva automaticamente a pensar no Jack Caolho (One Eye Jack) por ser um local constituído por belas moças selecionadas que trocaram suas almas por dinheiro.

Veja o vídeo: