Autor: Colaborador

Sobre

Colaborador

Sempre que um post estiver com a autoria Colaborador, quer dizer que ele foi feito por algum de nossos sites, blogs ou redatores parceiros!

Profundidade de campo focal em A Chegada

Por Kiko Barbosa Durante o processo da construção conceitual e visual de um filme a escolha dos equipamentos é crucial. Eles é que trarão a impressão desejada pelo diretor de fotografia. Um dos parâmetros analisados nessa fase é o contraste no plano focal da imagem. O foco é um efeito ótico relacionado à física que funciona como um excelente gatilho psicológico para determinar a profundidade de uma cena. A técnica torna perceptível o espaço tridimensional de uma sequência bidimensional, enganando o cérebro. Por meio de conceitos psicológicos relacionados à cognição humana, é possível construir uma profundidade virtual que potencializa...

Ler Mais

Empatia e construção de códigos narrativos

Por Kiko Barbosa Guiar os olhos dos espectadores por uma tela a fim de acompanhar uma narrativa é uma tarefa que demanda planejamento e precisão. É claro que a técnica envolvida é importante, como a escolha das lentes que vão ser usadas, os movimentos de câmera, além de todas as outras questões que nos auxiliam a propor um universo. Entretanto, é necessário ter uma das habilidades socioemocionais mais importantes para justificar as suas escolhas: a empatia. É ela que vai guiar o público por uma estrada construída pela equipe do produto audiovisual. Perguntas como “o que as pessoas precisam...

Ler Mais

Uma Mente Brilhante e a temperatura de cor de Roger Deakins

Por Kiko Barbosa No momento em que sentamos em frente à uma tela com a proposta de absorver um conteúdo, seja ele qual for, estamos nos abrindo psicologicamente a um novo universo. Quando um profissional, a partir de uma série de trabalhos, chama a atenção quanto a consistência visual entregue em cada um deles, vemos a importância da direção de fotografia na construção e manutenção desses universos imaginários. Em uma entrevista realizada pela Variety, Roger Deakins explicou um pouco como ele constrói a cinematografia. O premiado diretor de fotografia britânico tem um currículo sólido. Ele inclui filmes como Um Sonho...

Ler Mais

A cinematografia por trás das lentes em O Regresso

Por Kiko Barbosa Uma das decisões da direção de fotografia que se torna desafiadora ao longo do tempo são os planos abertos. Pensar na composição, na dinâmica do olhar, entender por onde a linha visual do espectador vai passear pelo quadro… Todas essas tarefas são complexas pela quantidade de variáveis que entram na equação. Quando assisti pela primeira vez O Regresso (2015), do diretor Alejandro González Iñárritu, eu já sabia que ia ver as sequências impecáveis de Emmanuel Lubezki. O diretor de fotografia mexicano marca seus trabalhos com excelência, garantida pela trajetória consistente da sua carreira. Ele atuou nos...

Ler Mais

A fantasia de O Grande Circo Místico no Oscar 2019

Por Felipe Haurelhuk Está decidido o filme que representará o Brasil na tentativa de um lugar entre os cinco indicados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas na categoria Melhor Filme Em Língua Estrangeira no Oscar 2019: O Grande Circo Místico, de Cacá Diegues. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira, 11, na sede da Cinemateca Brasileira em São Paulo. Fizeram parte da comissão organizada pela Academia Brasileira de Cinema a atriz Bárbara Paz, os diretores Katia Adler, Hsu Chien Hsin, Flavio Ramos Tambellini e Jeferson De e a produtora Claudia da Natividade. A presidência da comissão foi...

Ler Mais