Por Wallacy Silva

João (João Miguel) é um caminhoneiro recluso, que optou por se afastar de tudo e de todos depois de viver uma experiência extremamente traumática, pela qual se culpa (não sabemos que experiência foi essa, mas ela vai sendo apresentada no decorrer do filme). Até que ele conhece Duda (Vinícius Nascimento), um menino que está em busca do pai que nunca conheceu. A relação entre os personagens começa com uma carona e se transforma numa motivação para que João finalmente enfrente o próprio passado.

O filme tem um roteiro muito bem desenvolvido: apresenta os personagens e as relações entre eles com eficiência, e vai entregando ao espectador o passado do protagonista em doses homeopáticas, mostrando como a situação de Duda tem muitas razões para tocar João profundamente. Além disso, consegue arrancar até risadas com algumas situações, apesar do background triste. As atuações são excelentes, com a reafirmação de João Miguel (Estômago; Xingu) como um dos grandes atores do cinema brasileiro, e a boa surpresa que é o Vinicius Nascimento.

Breno Silveira é o diretor do sucesso 2 Filhos de Francisco e apresenta mais um filme intrinsecamente ligado à música. Não conta a história de músico, mas tem o roteiro inspirado nas canções de Roberto Carlos, e apresenta algumas delas na trilha sonora, como “Amigo”, “O Portão” e “Nossa Canção”, aumentando ainda mais o apelo dramático. E o diretor ainda encontra uma interessante estratégia pra jogar algumas “frases de efeito” no meio da história: são as frases de caminhão! E elas pontuam muito bem o estado emocional do protagonista durante a história, vide a diferença para a primeira e a última frase exibida.

Não gostei da decisão de escalar o Ângelo Antônio, não que ele seja mau ator, mas quando João chega a São Paulo o filme fica previsível, já que é óbvio que quem João procura é o ‘ator famoso’ e ninguém mais. O longa apresenta outras pequenas falhas, mas nada que o comprometa. À Beira do Caminho faz de tudo pra emocionar, e consegue, pois é acima de tudo um filme sobre as pessoas e as suas relações. E sobre um personagem em transformação, que ao fim de sua jornada redescobre sentimentos como a amizade e o amor.

Cinemascope---À-Beira-do-Caminho-PosterÀ beira do caminho 

Ano: 2011

Diretor: Breno Silveira.

Roteiro: Patrícia Andrade e Léa Penteado.

Elenco Principal: João Miguel, Dira Paes, Vinícius Nascimento, Ângelo Antônio, Ludmila Rosa, Denise Weinberg.

Gênero: Drama.

Nacionalidade: Brasil.

 

 

 

Veja o trailer:

[youtube]4YAo9nR2RTU[/youtube]

Galeria de Fotos: