R$ 125,00ou em 12 x de R$ 12,18 no cartão

Curso 100% online

Certificado digital

Material complementar

Assista quando quiser

O CURSO

Este curso irá percorrer cada um dos elementos internos de um filme desde sua origem até a evolução que conhecemos hoje. O intuito é fornecer ao aluno ferramentas para que ele seja capaz, após cada uma das aulas, de assistir a uma produção e reconhecer cada “engrenagem” usada nessa máquina que é o cinema. Desde os elementos formais externos até os recursos mais internos, ligados a etapas de uma produção que visam a transformar o material bruto em algo que faça sentido, pelo menos num primeiro momento.

+ de 6 horas de conteúdo em vídeo

+ material de apoio (artigos e ebook exclusivo para download)

+ Certificado Digital fornecido pela Hotmart (plataforma onde o curso está hospedado)

EMENTA

MÓDULO 1 | INTRODUÇÃO: FORMA E CONTEÚDO

Aula 1: Pilares da linguagem cinematográfica

Detalhada introdução sobre os três pilares da linguagem cinematográfica: o pioneirismo de D.W. Griffith, a influência estética e formal dos ismos europeus, ou seja, dos movimentos artísticos de vanguarda, e da montagem soviética.

Aula 2: De Caligari a Hitler

Homenagem ao filme centenário “O Gabinete do Dr. Caligari” e análise profunda para compreender sua importância, a partir de autores como Sigfried Kracauer e Lotte Eisner.

MÓDULO 2 | ELEMENTOS NARRATIVOS

Aula 1: Elementos da narrativa fílmica

O que é a narrativa? Parece uma pergunta simples, mas para começar a respondê-la, é preciso saber também o que é argumento, roteiro, jornada do herói, diegese, não-diegese, causa e efeito.

Aula 2: O tempo dentro da narrativa fílmica

Imersão nas particularidades da narrativa linear, não-linear, pontos de vista do personagem, flashback, flashforward, fragmentação, tempo psicológico e características do ensaio audiovisual.

Aula 3: Análise de Caso: 2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968)

MÓDULO 3 | ELEMENTOS ESTÉTICOS

Aula 1: A Mise-en-scène

Cada diretor-autor possui uma ideia bastante particular de como construir e delinear uma história na tela. Para isso, eles articulam métodos e visões de cânones do estudo em atuação, como Constantin Stanislavski e Bertolt Brecht.

Aula 2: A cinematografia e sua estética

O trabalho da direção de fotografia tem muitas nuances e uma delas é a cor. Vamos entender como o uso desse elemento foi mudando ao longo das décadas, desde os filtros utilizados no cinema mudo/clássico até a subversão e inventividade vistas no cinema moderno e contemporâneo.

Aula 3: Elementos da decupagem

O corte com função dramática. Dentro e fora de campo, plano-sequência e introdução ao plano geral.

Aula 3 (parte II): Elementos da decupagem II

Análise dos variados tipos de planos cinematográficos: plano geral, plano detalhe, primeiro plano, plano americano, close, etc. Tudo recheado com muitas cenas de exemplo.

Aula 4: Análise de Caso: Limite (1931)

MÓDULO 4 | MONTAGEM

Aula 1: A montagem clássica

A essa altura você já sabe que Griffith é o “pai” da linguagem cinematográfica. Este módulo explica como o visionário estabeleceu parâmetros e explorou conceitos, seguidos até hoje, relacionados à montagem. Entre eles estão a elipse, o paralelismo e a regra dos 180°.

Aula 2: A escola soviética de montagem

Kuleshov, Eisenstein e Vertov: a santíssima trindade da montagem soviética. Aqui é esclarecida a  importância dessa escola na constituição de um aspecto tão importante do processo cinematográfico.

Aula 3: Análise de Caso: Snatch, Vinyl, 2 Coelhos, Terra Estrangeira

MÓDULO 5 | HISTÓRIA E ESTÉTICA DO SOM

Aula 1: O som do cinema e o som no cinema

Panorama histórico que remonta a entrada do som — diegético e não-diegético — no cinema e seus usos criativos como elemento essencial na construção da linguagem. São explorados, ainda, particularidades do foley, da trilha, da edição de som, etc.

Aula 2: Análise de caso – Á Meia Noite Levarei sua Alma (1964)

MÓDULO BÔNUS

Aula 1: Parasita (2019) e a Sociedade do Cansaço e do Desempenho

Aula 2: Deus e o Diabo nas terras e nos transes de Glauber

Quem fez

 

As aulas são cheias de exemplos, o que torna mais fácil assimilar o conteúdo, além de aumentar o nosso catálogo cinematográfico. Aprender sobre cinema nunca foi tão fácil.

Victoria Britto (Estudante) – Teresina-PI

 

 

 

 

O curso ajuda a treinar a percepção sobre como entender os principais elementos que compõe um filme, sem precisar fazer um curso tão extenso como uma faculdade, por exemplo.

Wagner Dantas (Roteirista) – Recife-PE

 

 

Um curso dinâmico. Excelente oportunidade para quem deseja expandir as possibilidades do olhar e viver a experiência do cinema.

Fernanda Mendonça (Jornalista) – Recife-PE

 

 

 

O curso foi muito bom, além de aprender um pouco sobre cinema, ele reforçou alguns conceitos e até algumas técnicas que posso utilizar no meu dia a dia como fotógrafo. Valeu a pena!

Adamo Alighieri (Fotógrafo) – Belo Horizonte-MG

 

PROFESSOR

Donny Correia é mestre e doutor em estética e história da arte pela USP e crítico de cinema. Também é escritor e poeta, tendo publicado, entre outros, Corpocárcere (2013) e Zero nas veias (2015). Em 2013, tornou-se o primeiro brasileiro a ter um poema selecionado pela NASA para ser enviado a Marte a bordo da sonda MAVEN. Publica ensaios e resenhas em periódicos como O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e Psicologia em foco (PUC-PR). Também atua como professor de História e Linguagem do Cinema em instituições diversas como FMU, Academia Internacional de Cinema e Sesc. Em 2016 publicou uma compilação das críticas cinematográfica do poeta modernista Guilherme de Almeida, lançada pela editora Unesp: Cinematographos de Guilherme de Almeida – antologia da crítica cinematográfica. Sua obra mais recente, publicada em 2018, é Cinefilia crônica: comentários sobre o filme de invenção.

Compartilhe: