Quer se tornar um afiliado da plataforma de aprendizado do Cinemascope? Então está no lugar certo! Reunimos neste post informações, dicas e direcionamentos para auxiliar os interessados no processo de afiliação. Abordaremos dúvidas frequentes, boas práticas no mercado digital, técnicas de venda online e recursos que ajudarão a converter vendas. Pegue caneta, papel e faça parte desta jornada com a gente!

 

O que é um programa de afiliados?

Esses programas permitem que pessoas divulguem produtos de terceiros em troca de uma comissão (pré-determinada pelo dono do produto) por cada venda realizada. Em outras palavras, o afiliado seria uma espécie de “revendedor” do produto digital, no caso do Cinemascope, cursos online.

Qual a diferença entre Produtor, Afiliado e Comprador?

O Produtor é quem cria um infoproduto, seja ele um e-book, curso online, etc. e deseja comercializá-lo. O Afiliado é alguém que tem conhecimento para vender por meio da internet. Ele pode ter uma audiência qualificada ou saber comercializar por meio de anúncios pagos. O Comprador, como em qualquer outra comercialização, paga pelo produto e recebe o acesso em tempo real, podendo usufruir de seu conteúdo no mesmo momento em que o pagamento for aprovado.

Passo a passo para afiliação:

1. Cadastro na Hotmart

Primeiro, acesse www.hotmart.com e clique em “Cadastre-se”.

Registre seu nome, sobrenome, e-mail e uma senha segura.

2. Seção Mercado

Ao entrar na plataforma, clique na seção Mercado e digite CINEMASCOPE. Todos os cursos produzidos por nós aparecerão no resultado de busca.

3. Materiais de Divulgação

Analise os materiais de divulgação que o Cinemascope disponibilizou. Ao selecionar um curso, explore as abas “Afiliação”, “Sobre” e “Divulgação”. Sempre compartilhamos em uma pasta no Google Drive, banners, vídeos e outros recursos aos Afiliados. O link para acesso à pasta se encontra no corpo do texto, conforme imagem abaixo.

O print dessa imagem foi retirado de uma conta já afiliada, por isso vocês estão vendo no botão verde a opção “ver links de divulgação”

4. Comissão

O Cinemascope estabelece uma comissão fixa de 20% para cada um de nossos cursos. Contamos com uma equipe numerosa envolvida na produção da plataforma de cursos, portanto, esse valor é o máximo que conseguimos oferecer.

5. Hotlink

Quando você se afilia a um curso, você recebe um Hotlink. Um link único gerado pela Hotmart para rastrear todas as vendas. Esse Hotlink vai levar para uma página de vendas do curso, que é onde as pessoas poderão fazer a compra. Você deve promover o curso sempre usando seu Hotlink. Informações como acesso, cliques e vendas por meio do seu Hotlink podem ser visualizadas no painel da Hotmart (que você acessa usando login e senha cadastrados no início do processo). Tudo é feito de maneira automatizada e transparente.

6. Solicitar afiliação

Para se afiliar, clique no curso e, em seguida, em “Solicitar afiliação”. Você deve aguardar a resposta do Produtor, autorizando ou restringindo sua divulgação. Aqui no Cinemascope tentamos aprovar os pedidos de afiliação o mais rápido possível.

 

Como divulgar cursos online?

Dentre os vários canais que podem ser usados, os mais comuns são anúncios pagos, redes sociais, blogs e e-mail marketing. Escolher quais você usará depende da estratégia que adotar como Afiliado e das suas metas a curto, médio e longo prazo.

1. Redes Sociais

As redes mais usadas para venda são o Facebook, Instagram e o YouTube, cada um com abordagens e demandas diferentes.

No Facebook, além dos recursos de um perfil pessoal e de sua rede de contatos mais próxima, há a possibilidade de trabalhar com uma fanpage. Com ela é possível criar anúncios patrocinados para divulgar o curso para um público mais amplo. É possível compartilhar textos , matérias relacionadas ao tema, gifs, memes, vídeos. Da informação ao riso, o importante é ter pertinência e coerência com o curso que pretende vender.

No Instagram, utilize fotografias atrativas, frases motivacionais ou citações famosas, imagens, infográficos e registros de atividades relacionadas ao seu nicho de mercado. No caso do stories, pode-se trabalhar com registros de seu dia a dia que destaquem seu conhecimento do tema. Explore perfis que são referência em nichos correlatos e busque inspiração!

No YouTube, é importante manter uma certa frequência de postagens. Aliando conteúdo relevante, entretenimento e criatividade, você pode ofertar os produtos aos quais é Afiliado, de maneira que não seja entendido por sua audiência uma mera propaganda, mas como um conteúdo de valor atrelado a um produto útil para eles.

FIQUEM ATENTOS: não poste simplesmente seu Hotlink fora de contexto ou de maneira apelativa, para não cansar o seu público e gerar uma má impressão. Tente balancear os posts de conteúdo e os de oferta. Se organize para que as ofertas não sejam mais do que 20% do total de posts de cada rede/canal.

🔹 Conheça as principais técnicas de otimização para fazer seu conteúdo ganhar destaque nas buscas do Google

 

2. E-mail Marketing

Consiste no envio de mensagens comerciais por e-mail para pessoas que aceitaram ou demonstraram interesse em receber essas mensagens. É uma excelente ferramenta de marketing digital porque costuma gerar ótimo retorno sobre o investimento. A captação destes leads (e-mails de possíveis compradores do produto) costuma acontecer via formulário.

Exemplo de formulário que usamos no Cinemascope para captura de e-mail dos interessados em nossos cursos

 

3. Anúncios pagos

Caso decida fazer anúncios pagos, as duas ferramentas mais usadas são o Google Adwords e o Facebook Business. O primeiro passo antes de começar a criar campanhas de anúncios é tentar entender qual é a experiência do seu público ao usar a internet. Abaixo compilamos alguns links úteis:

🔹 ANÚNCIOS ONLINE: como criar, planejar e investir?

🔹 Imagens para anúncios: como escolher a melhor opção?

🔹 Copywriting: como criar textos que vendem?

 

Dúvidas Frequentes

1. Quem pode ser um afiliado?

Ao se tornar um Afiliado, será necessário fornecer alguns dados pessoais à plataforma. É essencial que o afiliado seja maior de idade e que as informações cadastrais sejam verdadeiras, incluindo o fornecimento de um e-mail válido.

2. É preciso investir recursos financeiros?

Não é obrigatório qualquer investimento para ingressar no Programas de Afiliados do Cinemascope. O cadastro na plataforma é gratuito e todos os inscritos podem começar a divulgar de forma automática e sem custos. Fica a critério de cada Afiliado fazer investimentos posteriores para otimizar as estratégias de divulgação e aumentar seu desempenho financeiro.

3. É preciso ter conhecimento técnico?

O Programa de Afiliados possui uma ótima usabilidade. Não é necessário ter conhecimento em programação, nem mesmo domínio avançado de informática, para começar o trabalho de divulgação. É aconselhável apenas que o Afiliado esteja familiarizado com a internet.

 

Dicas

1. Planejamento

Se você quer atuar de maneira eficaz e ter sucesso, deve planejar suas ações. Trace um cronograma de trabalho, definindo quanto tempo pretende se dedicar à promoção dos links, Estabeleça tarefas como escrever artigos em um blog, publicar nas redes, gravar um vídeo, mandar e-mails, estabelecer parcerias e por aí vai.

Tenha metas financeiras para nortear seu trabalho. Primeiro, defina as margens de ganhos que deseja obter a curto, médio e longo prazo. Depois, verifique quais são as ações que deverá adotar para alcança-las. Coloque tudo no papel. PLANEJAMENTO É FUNDAMENTAL PARA QUALQUER NEGÓCIO!

2. Marketing

A promoção de links é marketing puro. Sendo assim, é essencial usar as ferramentas corretas na hora de divulgar. Seguem algumas dicas importantes que podem encurtar caminhos:

TENHA UM SITE PRÓPRIO: Essa estratégia demandará certo investimento (e muita paciência). Criar um site específico para seu nicho de atuação. Nele, você pode ter também um blog, que pode funcionar como um ambiente promissor de vendas.

DIVERSIFIQUE OS CANAIS: É importante explorar o potencial de vários canais de comunicação para alcançar o consumidor final no momento em que ele está pesquisando sobre um assunto. Se começar com apenas um, considere num segundo momento, ampliar sua atuação para outras redes. Mantenha sempre um padrão de qualidade em tudo o que fizer. Consumidores são exigentes e o menor deslize, como um erro de português, por exemplo, pode dificultar suas vendas.

ESCOLHA UM NICHO ESPECÍFICO: Ao começar a promover, você terá de focar em um nicho do mercado. Quanto mais específico, melhor. Escolha um perfil de consumidor específico dedique-se a ele para conquistar uma audiência de boa qualidade.

3. Finanças

A gestão financeira é um dos maiores desafios de empreendedores de pequeno porte. É muito importante que você estabeleça uma faixa dos ganhos para investir. Você poderá utilizar esses recursos, por exemplo, para construir um site próprio ou contratar um designer para elaboração de artes e novas publicidades. Também é importante manter uma reserva para meses de pouco movimento, já que as vendas sempre estão sujeitas às sazonalidades do mercado e oscilações do cenário econômico.

4. Controles

É esse item que dirá se suas estratégias, em cada uma das áreas mencionadas acima, estão dando certo ou não.

Utilize as métricas certas em seu monitoramento. O essencial para um Afiliado é verificar se suas ações de divulgação estão funcionando. Levante a média de conversão de cada um dos anúncios e analise os pontos fracos e fortes de sua estratégia de marketing. Invista nas estratégias que estiverem dando certo e aprimore aquelas que precisarem de resultados mais expressivos. Caso você considere que o desempenho geral está muito abaixo do esperado, pode ser necessário realizar mudanças mais abrangentes.

Acessando os relatórios da plataforma, você terá acesso a informações valiosíssimas sobre o desempenho do trabalho, como o número de cliques nos links, o volume de indicações convertidas em vendas e o resumo financeiro de suas comissões.

Aprenda mais com a Hotmart:

🔹 Hotmart Analytics

🔹 Hotmart Academy