Por Ana Lucinski
Quando rola aquele ‘tchan’ não dá pra mudar. Vamos dizer que Hotel Transilvânia tem seu ‘tchan’.O Hotel Transilvânia é um lugar construído pelo conde Drácula como refúgio para monstros descansarem tranquilos e longe dos perigosos humanos. Porém, a filha adolescente do Drácula quer conhecer o mundo e seu pai quer fazer de tudo para protegê-la. Um pai sozinho cuidando de sua filha com a promessa feita à esposa de que iria proteger sua criança. Uma mensagem bonita para um filme infantil.

O filme traz os monstros mais famosos, como Frankenstein, a Múmia e o Lobisomem tentando viver suas vidas tranquilamente, fugindo das ameaças dos humanos. No roteiro há uma inversão de papéis, na maioria dos filmes eles são os monstros perigosos e os humanos os mocinhos indefesos, mas, em Hotel Transilvânia, vemos monstros que temem os humanos e querem distância por considerá-los ps verdadeiros monstros cruéis. Drácula garante que seu hotel não terá jamais humano algum, mas um jovem um pouco sem noção decide conhecer o lugar e Drácula acaba com um grande problema nas mãos.

Preconceitos são quebrados na história e renovações acontecem na vida dos personagens. É bom para as crianças, terem filmes divertidos com boas mensagens e com piadas voltadas para elas. As piadas são bem divertidas e falam do cotidiano, vida em família, manias e hábitos humanos que os monstros possuem e tornam a comédia leve (eu, pelo menos, dei muitas risadas). Não é a animação do século, mas para quem gosta do gênero (como eu), vale a pena ir ver.

A qualidade gráfica não impressiona, mas garante um deleite visual. Numa época como a nossa, cheia de avanços tecnológicos, essas animações em 3D acabam muito parecidas, só é possível observar algo quando: o efeito é fantástico com detalhes surpreendentes ou é tão ruim que não dá nem pra continuar assistindo.

Claro que, como todo filme de vampiros da atualidade, há um comentário do nosso querido Drácula a respeito de vampiros brinlhando na luz do sol, coincidentemente num mesmo momento que a luz do sol está sobre o Conde (tendo o efeito esperado). É inevitalvel um comentário do genero e eu adorei a forma como foi abordado, com humor e classe.

O roteiro é fluido e divertido e a trilha com músicas bem animadinhas e antenadas com o cenário pop atual – não faltaram elementos como  sintetizadores, luzes coloridas e pistas de dança. Em resumo, Hotel Transilvânia tem potencial para agradar tanto crianças quanto os adultos.

Para alguém que, assim como eu, assistia Cartoon Cartoons, é perceptível várias semelhanças entre Hotel Transilvânia e Meninas Superpoderosas. Os créditos são a prova final dessa semelhança, quando os personagens ficam em 2D, pois trata-se do traço característico e inconfundível de Genndy Tartakovsky, diretor de Hotel Transilvânia e responsável pelas animações As  Meninas  Superpoderosas e O Laboratório de Dexter.

 

Cinemascope---Hotel-Transilvânia-PosterHotel Transilvânia (Hotel Transylvania)

Ano: 2011

Diretor: Genndy Tartakovsky.

Roteiro: David I. Stern.

Vozes: Andy Samberg, Adam Sandler, Selena Gomez.

Gênero: Animação.

Nacionalidade: EUA.

 

 

 

 

Veja o trailer:

[youtube]UlZ70hpFj6U[/youtube]

Galeria de Fotos: