Home / Críticas / Antes de Dormir
Cinemascope - Antes de Dormir (7)

Antes de Dormir

Por Diêgo Araújo

Em um dia aparentemente comum, Christine Lucas (Nicole Kidman) acorda e, ao olhar para o lado, se depara com um estranho. Visivelmente atordoada e acreditando ter 20 anos de idade, ela tem uma grande surpresa ao descobrir que o desconhecido é o seu marido e que após sofrer um acidente anos atrás, adquiriu um tipo raro de amnésia que faz com que se esqueça de tudo que vivenciou no último dia.

Não foram poucos, nos últimos anos, os filmes que com propostas e abordagens diferenciadas retrataram a ‘perda de memória’. Depois de longas como Amnésia (2000), Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004), Como se Fosse a Primeira Vez (2004), Para Sempre (2012) e outros, trabalhar com a temática de forma inovadora fica cada vez mais difícil. Trazendo em comum a angústia dos personagens diante da perda de lembranças, esse tipo de filme, seja nos gêneros drama, comédia, romance ou suspense, apresenta uma sequência de acontecimentos relativamente similar, embora algumas abordagens sejam mais eficientes que outras.

Antes de Dormir, dirigido pelo inglês Rowan Joffe, é um longa adaptado do livro homônimo da escritora S. J. Watson. A obra de sucesso mundial é resultado de grande empenho da autora, que garantiu altos índices de vendas e tradução do seu escrito para diversos idiomas. Esquecendo um pouco o livro e atendo-se ao filme, existem alguns aspectos que devem ser destacados.

Ao contrário do grande sucesso Garota Exemplar (2014), que também foi adaptado e teve o roteiro para as telonas construído pela própria autora, Antes de Dormir foi modelado pelo diretor. O primeiro foi extremamente fiel à obra original e agradou até mesmo os cinéfilos que sequer leram o livro. Já o segundo possui algumas lacunas no roteiro que são claramente visíveis. Os personagens são pouco trabalhados e a sucessão de cenas, em muitos momentos, é de escolha duvidosa. Outro fator essencial em filmes do gênero ‘suspense’ e que nesse está ausente é o elemento surpresa. Embora exista uma revelação inesperada no final, o decorrer do longa deixa evidente o verdadeiro caráter dos personagens. Logo, a tentativa de revelar uma identidade nova não é, no final das contas, algo realmente esplêndido.

As atuações da Nicole Kidman (De Olhos Bem Fechados), do Colin Firth (O Discurso do Rei) e do coadjuvante Mark Strong (O Espião Que Sabia Demais) são bastante convincentes e chegam até a tornar o longa um bom motivo para levar-nos aos cinemas. Ainda assim, quando se considera que o filme foi baseado na adaptação de um livro de tamanho sucesso e com um elenco de excelência, faltou mais comprometimento com a obra literária, com o público e com a própria inteligência dos espectadores.

Cinemascope - Antes de Dormir posterAntes de Dormir (Before I Go To Sleep)

Ano: 2014

Diretor: Rowan Joffe

Roteiro: Rown Joffe (adaptação); S. J. Watson (livro)

Elenco principal: Nicole Kidman, Colin Firth, Mark Strong

Gênero: mistério, suspense

Nacionalidade: Reino Unido, França, Suécia

 

 

 

Veja o trailer:

 

Galeria de Fotos:

Por Diêgo Araújo Em um dia aparentemente comum, Christine Lucas (Nicole Kidman) acorda e, ao olhar para o lado, se depara com um estranho. Visivelmente atordoada e acreditando ter 20 anos de idade, ela tem uma grande surpresa ao descobrir que o desconhecido é o seu marido e que após sofrer um acidente anos atrás, adquiriu um tipo raro de amnésia que faz com que se esqueça de tudo que vivenciou no último dia. Não foram poucos, nos últimos anos, os filmes que com propostas e abordagens diferenciadas retrataram a ‘perda de memória’. Depois de longas como Amnésia (2000), Brilho…

Avaliação geral

Avaliação Geral

2,5

Sobre Diêgo

Engenheiro agrônomo e mestrando em Engenharia Agrícola, desde criança nutre um amor incondicional por livros, filmes e seriados dos mais variados gêneros, mas sempre foi atraído por obras de suspense, terror, ficção científica e drama. Fã dos filmes de Peter Jackson, Tarantino, David Fincher e Guillermo del Toro, tem como atores preferidos Charlize Theron e Michael Fassbender.
Comentários