Home / Críticas / O Inventor De Jogos
destaque

O Inventor De Jogos

Por Luciana Ramos

Ivan Drago (David Mazouz) é um garoto introspectivo e bastante inteligente que decide desafiar a autoridade do pai (Tom Cavanagh) inscrevendo-se em segredo em um concurso de criação de jogos de tabuleiro que são proibidos na sua casa. Pouco a pouco, com a ajuda e acobertamento de sua mãe (Valentina Lodovini), Ivan ganha o prêmio máximo da competição promovida pela Companhia de Jogos Profundos e vê sua vida transformar-se radicalmente.

Com o misterioso acidente de balão envolvendo seus pais, Ivan é forçado a ir para um colégio interno, onde começa uma busca pela verdadeira história de sua família e da maldição que a cerca, com a ajuda da sua amiga Anunciação (Megan Charpentier) e, posteriormente, do avô Nicholas (Ed Asner).

O filme, destinado ao público infantil, é uma adaptação do livro do argentino Pablo de Santis. Dirigido por Juan Pablo Buscarini, segue o modelo de uma fábula, utilizando a narração em off como recurso explicativo nas passagens mais importantes. As personagens são propositalmente maniqueístas, sendo assim, simplistas em seu delineamento.

Neste contexto, encaixam-se também as escolhas técnicas adotadas no longa, mais especificamente no uso da cor de forma objetiva e na iluminação extremamente saturada. Estas funcionam bem na medida em que incorporam apelo visual a produção. O mesmo não pode ser dito sobre a tecnologia 3D. Geralmente um atrativo para espectadores no cinema, é, neste caso, tão pouco explorada que poderia ser facilmente suprimida.

Porém, o desperdício de recursos não é tão grave quanto os problemas concernentes ao roteiro. A jornada de Ivan é extensa e perpassa por inúmeras subtramas que quando somadas não cativam o espectador. Isso se deve à má exploração dos personagens coadjuvantes, seus dilemas e a interação superficial destes com o protagonista.

O Inventor de Jogos revela logo ao começo sua pretensão de ser um grande filme infantil sobre a jornada de um garoto com talentos acima da média. No entanto, a sua má execução o torna irregular e pouco interessante.

 

posterO Inventor De Jogos (The Games Maker)

Ano: 2014

Diretor: Juan Pablo Buscarini

Roteiro: Juan Pablo Buscarini

Elenco Principal: Joseph Fiennes, John Cavanagh, Valentina Lodovini, David Mazouz, Ed Asner

Gênero: fantasia, aventura

Nacionalidade: Argentina, EUA.

Confira o trailer:

Galeria de fotos:

Por Luciana Ramos Ivan Drago (David Mazouz) é um garoto introspectivo e bastante inteligente que decide desafiar a autoridade do pai (Tom Cavanagh) inscrevendo-se em segredo em um concurso de criação de jogos de tabuleiro que são proibidos na sua casa. Pouco a pouco, com a ajuda e acobertamento de sua mãe (Valentina Lodovini), Ivan ganha o prêmio máximo da competição promovida pela Companhia de Jogos Profundos e vê sua vida transformar-se radicalmente. Com o misterioso acidente de balão envolvendo seus pais, Ivan é forçado a ir para um colégio interno, onde começa uma busca pela verdadeira história de sua…

Avaliação geral

Avaliação Geral

2

Sobre Luciana

Natural de Salvador, cresceu gravando filmes incríveis dos anos 80 e 90 em fitas VHS. É fã de cinema clássico e filmes noir, mas sabe apreciar uma boa comédia. Admira qualquer expressão artística que desperte os sentidos e estimule a mente. O cinema é, para ela, a arte mais completa por ser diversão, abstração, imersão, catarse, reflexão, expressão política e social, tudo junto e misturado. Atualmente mora em São Paulo e é formada em Cinema pela FAAP e Administração pela Universidade Mackenzie. Entre seus diretores favoritos estão Billy Wilder, Woody Allen, Alfred Hitchcock e John Hughes.
Comentários