Por Lívia Fioretti
Stephen King é considerado o mestre das histórias de terror… Muitos, só de ouvir o nome já sentem arrepios (guilty!). Independente de gritinhos aflitos, sustos e noites sem dormir, o nono autor mais traduzido do mundo nos deu grandes sucessos quando o assunto são as adaptações para as telonas.
Conta Comigo (1986)
“So, darling, darling, stand by me, oh, stand by me”. Reconhece? A música de Ben E. King, que ficara mundialmente famosa ao ser regravada pelos Beatles deu origem ao nome do filme dirigido por Rob Reiner. Gordie Lachance (para os fãs de Big Bang Theory e Star Trek: o personagem é interpretado por um jovem Wil Wheaton) relembra de uma aventura com seus três melhores amigos, que buscam pelo corpo de um adolescente desaparecido e acabam encontrando verdades sobre si mesmos. A obra foi adaptada do conto The Body, de King.
Um Sonho de Liberdade (1994)
Frequentemente ocupando a lista dos melhores filmes de todos os tempos, o filme escrito e dirigido por Frank Darabont foi baseado na novela Rita Hayworth and Shawshank Redemption. A obra conta a história de Andy Dufresne, um banqueiro bem sucedido que é enviado à prisão, onde conhece Ellis “Red” Redding, que o envolve em pequenos (e grandes) trambiques em Shawshank.
Carrie (1976)
Tudo bem, estava faltando até agora um filme de terror de verdade nesta lista. O primeiro livro adaptação para o cinema de King é um clássico inegável do gênero. Dirigido por Brian De Palma, o filme é uma marca sangrenta para aqueles que o assistem: uma jovem com poderes telecinéticos, após ser ridicularizada na escola, é convidada para o baile de formatura onde os alunos a humilham em público sem saber o que lhe esperam…
O Iluminado (1980)
Era óbvio que um dos maiores filmes de terror de todos os tempos não poderia ficar de fora da lista. Mesmo King já tendo afirmado publicamente que não aprovou as mudanças feitas na adaptação, nós a amamos… Isso que dá colocar Stanley Kubrick atrás das câmeras e Jack Nicholson na frente delas.
À Espera de Um Milagre (1999)
E quem disse que todo filme de terror precisa ter palhaços, assassinos, espíritos malignos (ou os três juntos)? Esta adaptação dirigida também por Frank Darabont gera sensações psicológicas jamais sentidas antes. Já aviso: se você é um cinéfilo de coração fraco, pode tirar este da sua lista: narrado em flashback, ele conta a vida de Paul Edgecomb (o fantástico Tom Hanks) trabalhando como agente penitenciário no corredor da morte durante a Grande Depressão, lugar onde presenciou acontecimentos sobrenaturais. Foi inspirado de um livro homônimo.
O filme além dos clichês…
O apanhador de Sonhos (2003)
Com certeza este não é o tradicional filme que se espera de uma adaptação de King. Quatro amigos salvam um garoto com Síndrome de Down e acabam ganhando poderes telepáticos em troca (oi?); anos depois, eles estão acampando quando passam a ser perseguidos por um alienígena melequento. Se serve de consolo, o filme possui Morgan Freeman e Damien Lewis no elenco.