Por Ana Lucinski e Magno Martins

 

Hoje, 25 de maio, comemora-se o Dia do Orgulho Nerd. Para alguns pode parecer bobagem, mas a verdade é que hoje a galera que antes era rejeitada nas escolas, ganha cada vez mais notoriedade. Os Nerds são mais respeitados e vistos com um outro olhar (seu visual, inclusive, atualmente é deslumbrado e copiado por muitas pessoas). São inteligentes, estilosos, sarcásticos, irônicos……e finalmente AMADOS..

Para quem não sabe, a data foi escolhida como o Dia do Orgulho Nerd pelos seguintes fatos:

:: Première do primeiro filme da série Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977;

:: Glorioso 25 de Maio para os fãs da série Discworld (homenagem ao seu escritor Terry Pratchett);

:: Dia da Toalha, para os fãs de O Guia do Mochileiro das Galáxias (homenagem ao seu escritor Douglas Adams).

O Guia do Mochileiro das Galáxias que começou como um programa de rádio, em 1978., foi adaptado para o cinema em 2005. Segundo o guia, a toalha é um ícone indispensável para qualquer viajante do espaço, podendo ser utilizada de várias formas. A adaptação cinematográfica é um pouco diferente do primeiro livro (de uma trilogia de 4 livros) mas isso foi responsabilidade do próprio escritor Douglas Adams, que assinou também o roteiro. Desde 1982, o livro vem sendo alvo de projetos  especulações para ser filmado e levado às telonas, apesar dos seis livros que compõem a obra não há previsão de serem feitos mais filmes da série, dado o fraco desempenho do primeiro.

Nem é preciso comentar a importância dos nerds no mundo do Cinema. O que seria dos grandes filmes, com efeitos especiais, sem a inteligência de um nerd por trás? O que seria dos superheróis, das histórias em quadrinhos, da ficção científica sem ter aquele ser que venera suas habilidades e as aplica em grandes momentos da história?

Confiram agora o nosso especial #5+1. Ah, e claro, Feliz Dia do Orgulho Nerd para todos nós!

Star Trek

Iniciada a série em 1966 com poucos recursos e não muito elaborada no quesito visual foi um sucesso e rendeu, até agora, 12 filmes incluindo Star Trek Into Darkness que estreia esse ano. A franquia se tornou um fenômeno cultural, iniciou a criação da língua Klingon, conquistou fãs pelo mundo todo e foi alvo de paródias e referências na cultura popular.

Matrix

Uma produção norte americana e australiana de 1999, Matrix foi um dos maiores marcos dos efeitos especiais e um dos roteiros mais sensacionais de ficção científica. Dirigida pelos renomados irmãos Wachowski, Matriz chegou perto de ter no papel do icônico Neo os atores Tom Cruise ou Will Smith, dá pra acreditar?

Tron: Uma odisseia eletrônica

Pode parecer meio bizarro hoje, mas Tron foi um dos primeiros a usar a computação gráfica, lá em 1982. Feito pela Disney e estrelado por Jeff Bridges, Tron ganhou uma continuação em 2010 que manteve Bridges como o programador Kevin Flynn (o ator passou por um processo de rejuvenecimento digital já que no filme seu personagem não envelhece e mantém a aparência que o ator tinha no primeiro filme)  e o diretor do primeiro filme, Steven Lisberger dessa vez assinou a produção. A continuação dividiu a opinião do fãs e vocês, o que acharam?

Scott Pilgrim Contra o Mundo

Baseado em uma HQ criada por Bryan Lee O’Malley, o longa mistura o universo dos videogames com o mundo do rock’n roll. Muito bem recebido pela crítica, o filme lança um novo olhar sobre a vida e os dilemas de um jovem no auge de seus 23 anos, e uma ótima trilha sonora é pano de fundo das aventuras que ele terá que viver pra conquistar o seu amor.

Piratas da Informática (ou Piratas do Vale do Silício)

Biografia não-oficial da história da Apple e da Microsoft. Foi produzido para a televisão americana, pela TNT, contando a história da fundação das duas empresas de informática e o meandros da conflituosa relação entre esses dois gênios. O longa foi indicado a EMMY nas categorias Melhor Filme Melhor Elenco, Melhor Roteiro, Melhor Edição e Melhor Edição de Som.

Filme além dos clichês…

 

Star Wars

 

Foi um verdadeiro marco pro cinema de ficção científica. Revolucionário para a época, tanto em técnica quanto em roteiro. Ponto de partida para que os anos 80 e 90 fossem as décadas da ficção científica. Criada por George Lucas, a soma da bilheteria arrecadada pelos seis filmes Star Wars, no ano de 2008, totalizava cerca de 4 ,41 bilhões de dólares, sendo a quarta maior bilheteria de todos os tempos, atrás apenas de Universo Marvel, James Bond e Harry Potter. Como subprodutos há uma franquia literária, jogos eletrônicos e desenhos animados, a franquia toda soma mais de 30 bilhões de dólres, o que faz dela a mais lucrativa de todos os tempos. Depois da polêmica venda da LucasFilm para a Disney por US$4,05 bilhões, a série vai ter continuidade com o lançamento do episódio VII, anunciado para 2015. Agora resta esperar!