Por Lívia Fioretti
Alô Alô, Terra chamando… A conexão pode até estar ruim devido aos meteoros, meteoritos e pequenas invasões alienígenas. Existe vida lá fora? Estamos sozinhos no Universo? Haverá algum lugar para fugir quando a Terra acabar? Podemos não saber as respostas corretas, mas com certeza Hollywood já fez o possível (e o impossível) para nos dar um pouquinho do gosto de como acontece a vida lá fora.
Gravidade (2013) – Alfonso Cuarón
O esperado filme possui um roteiro bastante simples: três astronautas (sendo dois deles Sandra Bullock e George Clooney) viajam ao espaço para consertar um satélite quebrado e são atingidos por uma chuva de destroços causada por um míssil russo. O filme gerou tanta repercussão graças à forma como o diretor contou a história, utilizando rotações de câmera para potencializar o clima de desespero e tensão causado pela solidão onde não há vida humana, que permeia o filme em toda sua duração. Vale a pena conferir!
2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968) – Stanley Kubrick
Em um ano onde Kubrick foi atração principal não podemos nos esquecer do grande épico espacial do diretor. O filme inspirou a sétima arte em tantos sentidos que está eternizado como um clássico Cult (Gravidade possui cenas inspiradas na obra, por exemplo). O filme é inspirado em um conto de Arthur C. Clark e aborda com visão científica temas como tecnologia, inteligência, evolução e vida extraterreste. A qualidade dos efeitos especiais foi inovadora e rendeu um prêmio Oscar ao longa, lançando um patamar altíssimo para as obras de ficção científica que o sucederam.
WALL-E (2008) – Andrew Stanton
Ok, eu assumo que não resisto a animações, mas você há de concordar que não há nada de infantil em Wall-e. O filme, dirigido pelos Estúdios Disney, se passa em um futuro não tão distante assim, onde a realidade é consideravelmente perturbadora. Um robozinho obsoleto (e EXTREMAMENTE carismático) faz amizade com sua versão sucessora, e no momento em que esta encontra a última forma de vida vegetal na Terra, ambos são levados à estação onde se encontram os humanos (dominados pela tecnologia e fast food), onde vivem uma grande aventura. Apaixonante, só digo isso.
Star Wars (1977) – George Lucas
Quando o assunto é espaço, não tem como não pensar imediatamente em Star Wars, a hexalogia bilionária que rendeu a George Lucas um gigantesco prestígio no mundo do entretenimento. O roteiro do filme foi inspirado nos seriados cults Flash Gordon e Buck Rogers, resultando em uma obra tão grandiosa que precisou ser dividida em três partes, além de mais uma trilogia para o início da saga. A nação nerd (e todas as outras) agradece.
Apollo 13 – Do Desastre ao Triunfo (1995) – Ron Howard
“Houston, we got a problem”. O famoso jargão marcou um momento dramático da história das viagens espaciais, vindo da nave Apollo 13 (os americanos tem um problema sério com esse número!) para a base de Houston, Texas. O filme conta a saga de três astronautas e seu caminho de volta à Terra, sendo um deles Tom Hanks.
Filme Além dos Clichês…
O Quinto Elemento (1997) – Luc Besson
Considerando que neste tema temos desde capitães com orelhas pontudas (saudações, Spock!) até galãs hollywoodianos, um filme que mistura ficção científica, futurismo e ação impressionaria? E se eu falasse que ele conta com Bruce Willis, Gary Oldman e Mila Jovovich no elenco? Em 250 anos, um ex-militar taxista precisa ajudar uma alienígena perseguida por vilões que querem espalhar o Mal pela Terra. Tudo bem que falando assim parece uma história boba, mas considerando que Luc Besson escreveu o roteiro quando ainda era adolescente, o apaixonado por HQs contou com a ajuda de dois grandes ilustradores para caracterizá-lo: Jean-Claude Mézières e Jean Giraud.