Por Lívia Fioretti
Caros cinéfilos, sinto informar que este é o último post do Cinemascope. Primeiro de abril! Brincadeirinhas a parte, por mais boba que esta data pode parecer, há muitas pessoas que a levam a sério, pensando por meses em formas criativas e sacanas de pegar os amiguinhos. Recomendo que busquem nas grandes ferramentas da internet algumas ideias, mas antes, confira a lista com os seis dos maiores mentirosos do cinema.
Golpe de Mestre (1973)
Dirigido por George Roy Hill, este clássico é inspirado no livro The Big Con: The Story of the Confidence Man (sem tradução em português). Após um golpe no capanga de um gângster, dois vigaristas americanos se envolvem em uma confusão onde um acaba morto e o fugitivo se motiva a aplicar um golpe final nas finanças do mafioso.
O Mentiroso (1997)
Sabe aqueles filmes que te jogam diretamente de volta para as férias da terceira série na casa da sua avó? Pois é. Fletcher Reede (Jim Carey) é um advogado que ganha a vida mentindo descaradamente, até para seu filho Max (Justin Cooper). Em seu aniversário, o menino dedica seu pedido para que o pai fique 24 horas sem conseguir falar um mentira, fato que muda a vida de todos para sempre.
O Grande Mentiroso (2002)
Outro clássico inegável da sessão da tarde. Jason Shepherd (Frankie Muniz) é um charlatão de 14 anos que tem sua redação para o colégio roubada por um arrogante produtor de Hollywood, Marty Wolf (Paul Giamatti), que pretende usá-la como roteiro de seu mais novo filme.
As Mil Palavras (2012)
Este filme com Eddie Murphy pode ter sido um fracasso de bilheteria (dono de três Framboesas de Ouro!) e lançado quatro anos depois de ser gravado, mas é reconhecido pela temática. Jack McCall encontra, após uma trapaça, uma árvore em seu jardim com mil folhas que caem conforme cada nova palavra é pronunciada. Ao descobrir que quando a última cair ele morrerá, começa uma corrida contra o tempo para economiza-las ao máximo.
Blue Jasmine (2013)
O penúltimo trabalho de Woody Allen conta a história da socialite nova-iorquina Jasmine (Cate Blanchett), que precisa se mudar para a casa da irmã em São Francisco após perder tudo. A questão é: quais os verdadeiros motivos da reviravolta na vida desta senhora?
O filme além dos clichês…
Um Sinal de Esperança (1998)
Neste filme, Jakob (Robin Williams) vive em um gueto judeu na Polônia e é levado de brincadeira por um policial para a Gestapo, alegando que quebrou o toque de recolher. O homem, após ouvir uma rádio sobre as derrotas alemãs enquanto estava sob custodia, passa a fingir ser o dono de uma estação fictícia e divulga falsos boletins que devolvem as esperanças para os desesperados moradores da comunidade.