Por Lívia Fioretti
Você pode até ignora-la ou excluí-la de sua vida, mas enquanto formos obrigados a usar roupas para sair na rua…ela te perseguirá! Paixão de muitos e terror de outros, a Moda possui um papel fundamental na história de todas as pessoas, além de, claro, contribuir para o show do cinema! Pode tirar seu Louboutin do armário ou sua gravata Hermès da gaveta, it’s show time!
Modelos (1944)
A corista Rusty Parker (a divina Rita Hayworth) conquista a oportunidade de virar capa de revista, tornando-a uma celebridade muito bem paga em números da Broadway. Mas será que essa vida de luxo não atrapalhará o relacionamento com Danny McGuire (Gene Kelly)?
Cinderela em Paris (1957)
Acredito que seria um sacrilégio começar esta coluna com qualquer diva que não fosse Audrey Hepburn. A musa suprema da moda clássica estrelou no papel de Jo Stockton, uma bibliotecária descoberta modelo pelo fotógrafo fashion Dick Avery (ninguém mais, ninguém menos que Fred Astaire) ao fazer um photobomb em um ensaio, que acaba gerando uma viagem inesperada para Paris, uma análise sobre empatia e um grande amor.
Zoolander (2001)
Considerado um dos grandes filmes sobre o assunto, o hit conta a história do modelo em decadência Derek Zoolander (Ben Stiler) que após perder a competição de Modelo do Ano para seu arqui-inimigo (Owen Wilson) decide se consultar com Mugatu (Will Farrell). O problema é que o guri possui outros planos para Zoolander, incluindo uma lavagem cerebral para que ele assassine o primeiro ministro da Malásia. (obs.: foi divulgado em agosto deste ano que o filme haverá uma continuação)
O Diabo Veste Prada (2006)
Tem como não amar? Anne Hathaway e Meryl Streep estrelando juntas o melhor filme sobre estilo nova yorkino do mundo. Andrea Sachs é uma jornalista que acaba caindo de paraquedas na redação da maior revista de moda do mundo, a Runway, comandada pela cruel executiva Miranda Priestly. Como segunda assistente, Andy descobre que o emprego dos sonhos da maioria das mulheres é na verdade um pesadelo.
Coco Antes de Chanel (2009)
O nome mais famoso da alta costura nem sempre foi tão conhecido assim. Audrey Tatou encarna neste filme francês Gabrielle Chanel desde o momento em que foi largada por seu pai em um orfanato. Uma visão sensível da corajosa (e romântica) mulher que mudou para sempre a história da moda moderna.
E o filme além dos clichês…
Identidade de Nós Mesmos (1989)
Um documentário sobre o estilista japonês Yohji Yamamoto durante sua preparação para o lançamento de sua coleção na temporada parisiense. Mais do que a Moda e a vida entre cidades o filme aborda sobre identidade, filosofia e até mesmo o cinema na época digital.