Por Marilia Bacci
Quem visita o meu blog pessoal (Bolly Aashiq) pode ver que eu sou muito fã do Aamir Khan. Quem leu meu primeiro post aqui também deve ter percebido isso, já que pelo menos uns três filmes da lista tinham ele no elenco. Não é pra menos! O cara é ator, diretor, produtor, além de ser uma gracinha #Hebefeelings e super engajado nos projetos sociais da Índia. Fala aí se você também não se interessou em ver pelo menos um filme dele!? Se a sua resposta foi não, ela vai mudar assim que você terminar de ler esse post.
Hoje, então, vim falar desse ator maravilhoso, pois todos que querem experimentar o cinema indiano têm que assistir um filme dele.
Aamir nasceu em Mumbai, de uma família muçulmana tradicional na indústria do cinema. Como todos de sua família eram do meio do cinema era natural que sua estreia fosse como foi, com uma participação num filme de direção de seu tio, aos oito anos de idade. Depois de aparecer em mais dois filmes estrelou o primeiro grande sucesso de sua carreira Qayamat Se Qayamat Tak (1988), dividindo a cena com Juhi Chawla. E ele já abocanhou um prêmio por Melhor Ator Estreante no Filmfare do ano, um dos maiores prêmios da indústria. Logo depois do lançamento do filme Aamir anunciou que havia se casado com uma paixão de infância, sua vizinha, de origem hinduísta. #altosbafos
Depois desse filme Aamir foi intercalando sucessos de bilheteria com fracassos. Na turma dos fracassos entram, por exemplo, Jawaani Zindabad e Deewana Mujh Sa Nahin, ambos de 1990; na turma dos sucessos temos Dil Hain Ki Maanta Nahin (1991) e Hum Hain Rahi Pyaar Ke (1993)
A partir de Hum Hain Rahi Pyaar Ke, Aamir ganhou indicações de prêmios em praticamente todos os anos em que lançou filmes, sendo premiado por Raja Hindustani (1996), Lagaan (2001), Rang de Basanti (2006) e Taare Zameen Par (2007).
Aamir foi um dos atores que iniciou a “moda” de se envolver em apenas uma produção por vez, ao contrário da maioria dos atores que faziam quatro ou cinco filmes ao mesmo tempo.
Durante a produção e filmagem de Lagaan ele exigiu que todos os envolvidos com nas filmagens estivessem trabalhando apenas naquele filme, assim poderiam se dedicar e fazer um filme muito melhor. Tanto fizeram melhor que o filme entrou como finalista na categoria de Melhor Filme de Língua Estrangeira no Oscar de 2002, feito antes atingido por apenas outras duas produções indianas: Mother India (1957) e Salaam Bombay! (1988).
Incrivelmente, depois que Aamir começou o modelo de um filme de cada vez, praticamente todos os seus filmes têm feito sucesso internacionalmente. Lagaan, Rang de Basanti, Fanaa (2006), Taare Zameen Par (2007), Ghajini (2008), 3 Idiots (2008) e Talaash (2012) são filmes que fazem sucesso não só com a comunidade indiana que mora em outros países, mas também com os estrangeiros.
3 Idiots é considerado a maior bilheteria da história do cinema indiano. Esse ano foi lançado o filme Chennai Express, de outro deus do cinema, Shah Rukh Khan, o filme é o maior sucesso de bilheteria do ano e muitos dizem que da história, mas já vi matérias dizendo que se contarmos as correções monetárias o sucesso de Aamir ainda é maior. #equecontinueassim
Eu disse lá no começo que esse 1001 utilidades também é ativista, mas até agora não dei nenhuma justificativa para esse comentário. Aposto que você já estava achando que eu só estava puxando sardinha pro lado dele né!? Mas não, olha aqui a prova. Em 2012 ele estreou um talk show na TV, ao estilo do programa da Oprah, falado em inglês e com traduções e dublagens em todas as maiores línguas da Índia. O programa foi muito bem recebido pelos telespectadores e crítica por suas discussões sobre abusos sexuais em crianças e mulheres e o dote.
Uns dizem que ele é o Tom Hanks da Índia, outros que ele é o Sean Penn, mas o que você não pode negar é que ele é um ótimo pacote completo (ator/diretor/produtor/ativista). Está esperando o que para baixar um dos filmes dele, gostar e nunca mais parar de assistir?