Por Marília Bacci
Que falta eu senti daqui! O fim do ano foi bem atribulado e não consegui dar a devida atenção a vocês, me desculpem, espero que ainda continuem gostando de mim… 🙁
Mas vamos parar de chorumes e escrever logo esse post, porque tanto tempo fora serviu pra alguma coisa: muito conteúdo! Mudamos de ano, 2013 ficou na memória, 2014 vem prometendo muita coisa, e é pra escrever sobre justamente isso que eu estou aqui. Vim lhes mostrar as maiores bilheterias de 2013 e os filmes que são promessas pra bombar neste ano. Vamos começar então!
A maior bilheteria do cinema indiano no ano passado esperou até o ano começar a dobrar a esquina pra acontecer. A terceira sequência de um dos melhores filmes de ação já lançados, que teve atores como Aishwarya Rai Bachchan e Hritrik Roshan no elenco e cenas filmadas até no Rio de Janeiro, estreou no dia 20 de dezembro e já quebrou todos os recordes no primeiro fim de semana em cartaz. Dhoom 3 demorou sete anos para ser lançado e estava claro que seria o maior sucesso, assim como seus antecessores. Com Abhishek Bachchan e Uday Chopra do elenco original, Aamir Khan como vilão, e Katrina Kaif como mocinha.
As outras posições foram ocupadas por Chennai Express (Shah Rukh Khan e Deepika Padukone), Yeh Jawaani Hai Deewani (Ranbir Kapoor e Deepika Padukone), Krrish 3 (Hritrik Roshan e Priyanka Chopra), e Ram-Leela (Ranveer Singh e Deepika Padukone). Vocês podem observar que das cinco maiores bilheterias, três tem Deepika estrelando como mocinha. O ano foi mesmo dela, pra qualquer lugar que você olhasse lá estava Deepika estampando algum cartaz. Tudo isso lhe rendeu cinco indicações ao Filmfare Awards (que acontece no próximo dia 24), sendo três por melhor filme e duas de melhor atriz. O filme The Lunchbox foi uma unanimidade de crítica e público e mesmo assim só recebeu uma indicação ao prêmio e nem foi de melhor filme (a partir do dia 2 de fevereiro poderemos vê-lo em algumas salas de cinema pelo país.
Como disse, 2013 ficou na memória, passamos então para 2014, que já começou com Dedh Ishqiya marcando a volta de Madhuri Dixit às telonas. Teremos ainda esse mês (janeiro) Jai Ho e One by Two. No primeiro filme temos como estrela Salman Khan, um dos “três Khan” que comandam Bollywood (junto com Shah Rukh e Aamir), só por isso o filme já tem escrito “sucesso” no cantinho do cartaz. One by Two conta com Abhay Deol e sua namorada Preeti Desai nos papéis principais. A julgar pelo esforço de divulgação que vem sendo feito, também podemos esperar um certo sucesso pelo mesmo até lançarem algum outro filme maior (o que não vai demorar para acontecer).
Muitos filmes fazem grande sucesso na Índia também por conta do seu elenco (e não é assim também em Hollywood?), mas estou achando que filmes como Bhoothnath Returns (com Amitabh Bachchan) e Finding Fanny (Deepika Padukone) farão sucesso apenas por causa disso. Temos que esperar o lançamento para assistir e formar uma opinião, afinal, posso estar enganada.
Gunday, Gulaab Gang, P.K., Happy New Year e Bombay Velvet entram nos filmes com grande combo: história, atores e diretores. No primeiro, Gunday, conhecemos a história de dois garotos pobres (Ranveer Singh e Arjun Kapoor) que de renegados passam a comandantes de Calcutá, e ainda temos Priyanka Chopra e Irrfan Khan no elenco. Em Gulaab Gang reuniram duas grandes atrizes do cinema indiano em papéis antagônicos: Madhuri Dixit e Juhi Chawla.
P.K. é produzido e estrelado por Aamir Khan, em parceria com o diretor Rajkumar Hirani (que também dirigiu 3 Idiots), e já está causando grandes controvérsias: o filme toca em um assunto frágil do país, a religião. Muitas pessoas já estão se sentindo ofendidas por eles tratarem o assunto como uma sátira (assim já disse o diretor). Com toda essa atenção da mídia, minhas apostas são que o filme terá uma grande bilheteria sim, mas pode não ser um grande sucesso.
Happy New Year reúne Shah Rukh Khan, Deepika Padukone, Abhishek Bachchan, Boman Irani e Sonu Sood. Não consegui achar ainda sobre o que é o filme já que não foi divulgado o trailer ainda, mas os produtores o classificaram como “explosão musical”. Então tá né…
Bombay Velvet conta a história de como Mumbai se tornou uma metrópole. Baseado no livro Mumbai Fables, de Gyan Prakash, e dirigido por Anurag Kashyap, o filme é clássificado como film noir. Ranbir Kapoor e Anushka Sharma serão os atores principais, e Karan Johar será o vilão. Pelo que conheço e já assisti do Anurag, o filme vai ser muito bom, e bem diferente dos que geralmente fazem sucesso por lá.
Vai ter também o filme Queen, que quando e vi o nome e os atores achei que não seria uma boa colocar aqui, mas daí fui atrás e conheci a história. No filme vamos conhecer a história de uma moça de família tradicional que resolve seguir em lua de mel sozinha, mesmo depois que seu casamento é cancelado em cima da hora, contrariando sua família.
Esse é um balanço do que podemos esperar pra esse ano. É claro que muitos outros filmes serão lançados e que eu posso até ter deixado de lado algum que venha se tornar a maior bilheteria desse ano, mas acho que vocês já tem um ótimo panorama sobre o que vai acontecer.
Até mais!!