Por Paulo Junior
Hoje é sexta-feira 13 que, segundo a superstição, é considerado um dia de mau agouro, uma data de azar. O número 13 é tido como irregular, sendo considerado como algo infortunado. Atualmente, diversas lendas urbanas se apoderaram da superstição, associando essa data a bruxas e monstros. A cultura popular não ficou atrás, criando diversas histórias de monstrengos e assassinos em série. Um dos ícones da cultura pop que trata o tema é a saga de filmes Sexta-Feira 13 (Friday the 13th), que tem como protagonista o serial killer Jason Voorhees, criado por Victor Miller, Ron Kurtz, Tom Savini e Sean S. Cunninghan. Falaremos, brevemente, dos nove primeiros filmes da série (excluiremos o Jason X, lançado em 2002; Freddy X Jason, de 2003; e o remake da série produzido em 2009).
• Sexta-Feira 13
Lançado em 1980, o filme foi criado para aproveitar a onda da série Halloween (1978), de John Carpenter. O longa-metragem inicia-se no Acampamento de Crystal Lake, onde dois jovens monitores são assassinados em 1958, fazendo com que o campo fosse interditado. Vinte e dois anos depois, em 1980, o acampamento está prestes a ser reativado.
Durante o processo de reativação, vários adolescentes são contratados como monitores no acampamento. Após um tempo, os assassinatos começam. O espectador apenas vê através do ponto de vista do assassino, sendo que no final descobrimos a verdadeira identidade da maníaca: Pamela Voorhees, cozinheira do acampamento em 1957 e mãe do jovem Jason que, por imprudência de dois jovens monitores, morreu afogado. Dessa forma, Pamela se tornou uma assassina em série, decidindo matar a todos que tivesse algum tipo de ligação com o acampamento.
Alice, a única sobrevivente, decapita Pamela e, após fugir do terror daquela noite, é puxada para o fundo do lago pelo jovem Jason. Após isso, acorda no hospital, onde foi socorrida pelos policiais. Entretanto, sobre o ataque, o espectador não sabe da veracidade deste. Um dado curioso é que o dia 13 de junho de 1980 é comemorado o aniversário de Jason, uma das formas da série manter o dialogo com a superstição envolvendo essa data.
• Sexta-Feira 13 – Parte 2
Aproveitando o sucesso do primeiro filme, em 1981 foi lançada a parte dois da história envolvendo a família Voorhees e o Crystal Lake. Alice, a sobrevivente da primeira chacina, é assassinada misteriosamente em sua casa. Após cinco anos, o acampamento de Crystal Lake é novamente reativado. Pouco a pouco, os novos monitores são assassinados por um maníaco com o saco na cabeça. Ao final do filme, vemos seu rosto deformado: é Jason Voorhees, que parece não ter morrido afogado e voltou para vingar a morte da mãe e continuar o legado dela. Ginny, a sobrevivente, ilude o “pobre” Jason, se passando pela sua mãe. Enquanto é distraído, Jason sofre um ataque e cai ao chão, supostamente morto.
• Sexta-Feira 13 – Parte 3
Seguindo o sucesso, foi lançada em 1982 a terceira parte da série, que tem início logo após o desfecho da segunda parte, mas mostra uma nova história envolvendo uma casa de campo. Jason dessa vez ataca esses jovens que, entre eles, está Chris, uma jovem que já tinha sofrido com a violência do monstro, mas que conseguiu escapar. Após atacar um jovem piadista, Jason finalmente encontra o principal elemento de sua identidade: a lendária mascara de hockey. No final, Jason sobre um ataque de Chris e, novamente, é morto.
• Sexta-Feira 13 – Parte 4
Lançado no ano de 1984, o filme começa com o corpo de Jason sendo levado para a autópsia, despertando o assassino para mais um derramamento de sangue. Fugindo para Crystal Lake, Jason atormenta a vida de jovens que estão de férias em uma casa acerca do lago. No fechamento do longa-metragem, o menino Tommy corta os cabelos e assassina Jason, que novamente morre.
• Sexta-Feira 13 – Parte 5
O quinto filme, lançado em 1985, começa com Tommy vendo duas pessoas abrindo o túmulo de Jason e ressuscitando o monstrengo. Tommy acorda de seu sonho traumatizado. Anos depois, já adolescente, Tommy é transferido para uma clinica para deficientes mentais. Uma nova onda de assassinatos acontece e Tommy é tido como o principal suspeito de ser o sucessor de Jason, mas o verdadeiro assassino é o paramédico Roy, que começa a matar em série após ver seu filho, o primeiro assassinado, ser morto por um paciente. Nesse filme, Jason não aparece, exceto nos pesadelos de Tommy.
• Sexta-Feira 13 – Parte 6: Jason Vive
Produzido e lançado em 1886, o filme traz de volta dois personagens presentes nos anteriores estão de volta: Jason e Tommy. Com um amigo, Tommy foge da clinica e vão de encontro ao túmulo de Jason. Após atear fogo no corpo e enfiar uma barra de metal no corpo de Jason, um raio atinge o objeto, ressuscitando o serial killer, matando o amigo de Tommy. A velha Crystal Lake quer esquecer seu passado sangrento, onde a memória acerca de Jason é totalmente ignorada, onde até o acampamento é reaberto. Tommy avisa as autoridades do renascimento de Jason, mas o xerife o ignora. Após a série de mortes, o Xerife Garris considera que Tommy é o culpado e manda prendê-lo. O mocinho recebe a ajuda da linda filha do xerife, Megan. No desfecho final, Tommy acorrenta Jason, prende-o a uma pedra, e o joga no fundo do Crystal Lake.
• Sexta-Feira 13 – Parte 7: A Matança Continua
A sétima parte da série, lançada em 1988, apresentou uma novidade: uma mocinha com dons especiais. A garotinha Tina, após presenciar a briga de seus pais, usa seus poderes de telecinesia e faz com que seu pai morra no fundo do lago, ao lado de Jason. Anos mais tarde, Tina retorna ao lago e usa seus poderes para ressuscitar seu pai, mas acaba revivendo Jason, que assassina todos os jovens e adultos que estão por volta. No final, Tina utiliza seus poderes para reviver seu pai e puxar Jason de volta para o lago. Criticado pelos fãs e críticos, o filme não teve um resultado esperado.
• Sexta-Feira 13 – Parte 8: Jason Ataca em Nova York
A nova trama, de 1989, não se passa mais em Crystal Lake, mas Nova York. Preso no fundo do lago, Jason é ressuscitado por uma descarga elétrica e entre em um navio de estudantes, que tem como destino a cidade de Nova York. Jason mata assassina quase todos os tripulantes durante a viagem e destrói o navio. Entretanto, alguns tripulantes chegam à Nova York e lutam para fugir do assassino em série. A luta final tem Jason sendo lançado a uma quantidade enorme de lixo tóxico, fazendo-o sofrer consideravelmente.
• Sexta-Feira 13 – Parte 9: Jason Vai Para o Inferno: A Última Sexta-Feira
Após o fiasco dos últimos filmes, a nona parte foi lançada em 1993, que contou com uma nova história para a série. Jason volta a atividade em Crystal Lake, até que uma detetive do FBI arma uma cilada que explode o monstrengo em pedacinhos. Na clinica, o legista é hipnotizado pelo coração de Jason e o devora, incorporando o espírito do assassino. Para se manter eternamente em um corpo, já que os outros são temporários, Jason precisa de alguém da família, e vai atrás de sua meia-irmã Diana, e sua sobrinha Jéssica. Diana é morta e Jason acaba tomando o corpo dela, revivendo o seu antigo corpo.
Após uma luta intensa, Jéssica consegue matar Jason com uma faca no peito, fazendo com que as almas assassinadas pudessem ser libertas. Jason, dessa maneira, vai para o inferno. Porém tem sua máscara esquecida, onde as mãos com as garras de Freddy Krueger, o vilão da série A Hora do Pesadelo, agarra a máscara e volta para o inferno. O desejo de unir esses dois vilões só é concretizado dez anos depois do lançamento do filme, em 2003. É importante ressaltar que Jason só volta nove anos depois, com o filme Jason X (2002), em uma aventura de ficção cientifica.