Por Luciana Ramos
O fim do relacionamento de um casal é o tema do curta Hotel Chevalier escrito e dirigido por Wes Anderson, em 2007. Hospedado em um hotel de Paris, um homem (Jason Schwartzman) recebe a visita inesperada da sua até então (ou não) namorada (Natalie Portman). Entende-se que ela o magoou antes e queria resolver as pendências. Em um clima romântico e de cumplicidade, os dois tem seus últimos momentos como um casal antes de cada um seguir seu rumo.
O curta, financiado pelo próprio Anderson, é um prólogo do longa Viagem a Darjeeling. Filmado em dois dias e meio e editado no computador pessoal do diretor, o filme é intimista e mostra um término de namoro bruto, mas ao mesmo tempo delicado. Os dois atores não receberam cachê, o fizeram por amor a arte. Outra curiosidade bacana é que o curta contém a primeira cena de nudez de Portman.
Como todo o trabalho do diretor, a fotografia é linda. A paleta de cores típica de Wes, assim como a simetria dos enquadramentos, travellings e uma composição ímpar. Além, é claro, de uma trilha bem gostosa.
Veja o curta: