Por Luciana Ramos
A Grande Noite, ganhador do prêmio especial do júri na mostra Un Certain Regard, no Festival de Cannes de 2012, conta a história de dois irmãos aparentemente opostos que se unem em rebeldia ao sistema capitalista que rechaça os seus cidadãos às margens da sociedade, lhes negando a possibilidade de uma existência digna.
Benoit (Benoît Poelvoorde) adotou o codinome “Not” em repúdio as regras sociais. Fiel ao anarquismo punk, decidiu viver nas ruas, sem direção: toma banhos em fontes, às vezes pede esmolas e em outras realiza pequenos truques para arranjar comida. Sempre acompanhado do seu cachorro, parece aproveitar da vida marginal o que ela oferece de melhor. Já Jean-Pierre (Albert Dupontel) veste um terno dia após dia e vai trabalhar em uma loja de colchões. Preocupado com regras e cotas de venda, chega rapidamente ao fundo do poço após ser demitido; a falta de perspectiva de futuro quase o leva à loucura. Not então aproveita a oportunidade para recrutá-lo ao seu estilo de vida. Juntos, Not e Dead (novo codinome de Jean-Pierre, devidamente tatuado na sua testa) armam um plano de contestação para tirar as pessoas da apatia e conduzi-las a uma revolução.
Gustave de Kervern e Benoît Delépine criticam a situação econômica da França e, por extensão, da Europa depois da crise mundial. Em tom de sátira, deixam claro que o esforço pessoal não é suficiente diante de um sistema esmagador que necessita do sofrimento humano para se perpetuar. Apesar da relevância do tema, o interesse despertado nos primeiros minutos é facilmente ultrapassado pelo enredo maçante. O que seria uma interessante análise de um país que não consegue se manter pelas próprias pernas torna-se, infelizmente, um filme chato, que demora a passar, ainda que possua alguns momentos engraçados.
A Grande Noite propõe-se a debater os custos sociais da crise mundial iniciada em 2008 e ainda em voga em diversos países. Porém, a irrelevância dos seus personagens é contada de forma tão desinteressante que a crítica acaba se perdendo no enfado experimentado pelo público diante da sucessão de cenas repetitivas e superficiais.
A Grande Noite (Le Grand Soir)
Ano: 2012
Diretor: Gustave de Kervern, Benoît Delépine
Roteiro: Gustave de Kervern, Benoît Delépine
Elenco Principal: Benoît Poelvoorde, Albert Dupontel, Brigitte Fontaine
Gênero: Comédia
Nacionalidade: França
Veja o trailer: